TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Por:   •  3/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

SÃO PAULO

2021

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

SÃO PAULO

2021

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        SISTEMA ABC        2

3.        PARA QUE SERVE O SISTEMA ABC        2

4.        COMO FUNCIONA O SISTEMA ABC        3

5.        CONTROLE DE ESTOQUE: O QUE É?        4

6.        INVENTÁRIO: O QUE É?        4

7.        CONCLUSÃO        4

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vai abordar alguns temas como, sistema ABC o que é, como funciona, para que serve e como o ele ajuda no controle de estoque e no inventário. Como também será apresentado o que é controle de estoque e inventário, finalizando com a conclusão.

Sendo assim, inicio o trabalho explicando como o sistema ABC ajuda no controle de estoque e no inventário: Conhecida também como a Curva ABC, ela auxilia no controle de estoque e no inventário,  a partir da categorização dos produtos de acordo com a demanda e relevância no mercado, o seu controle de estoque fica mais direcionado. Dando prioridade aos produtos que apresentam um maior volume de vendas e de faturamento gerado.

Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento. O que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido. Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas e evitar excesso de estoque. A curva ABC indica que os produtos A possuem uma maior demanda e sendo assim, as suas reposições a cada saída devem ser planejadas rapidamente.

  1. SISTEMA ABC

Ter um planejamento para todas atividades de controle de estoque é fundamental para a redução dos custos operacionais da empresa. Segundo Ballou (2015). A curva ABC conhecida como um método de categorização de produtos, que atua em auxílio ao controle de estoque em uma empresa. Consiste na classificação de mercadorias a partir da sua contribuição ao faturamento, priorizando aquelas que são as mais relevantes para o negócio e não somente pelo maior custo delas. Dessa forma, a empresa tem uma visão muito mais clara sobre o impacto de cada atividade nos custos industriais, o que permite ter mais controle sobre a operação e entender quais pontos ainda precisam ser otimizados.

  1. PARA QUE SERVE O SISTEMA ABC

O sistema ABC é utilizado no gerenciamento de cadeia de suprimentos e no sistema de inventário e verificação de estoque. Ela é uma ferramenta que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro do seu estoque.  Para assim, classificá-los de acordo com essa relevância, curva ABC faz um ranqueamento dos seus produtos mostrando qual deles traz maior retorno para sua empresa. Os que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e retorno ficam classificados na curva B, e a maior parte dos itens que trazem um retorno baixo para sua empresa fica classificada na curva C.  O Sistema ABC consegue identificar todos os custos indiretos, levando em conta as atividades de maneira específica, organiza e ordena as atividades que geram mais custos, que necessitam de mais recursos da empresa. Para avaliar os custos de cada atividade são considerados:   Produto  - Linha de produção  - Serviços  - Outros aspectos apropriados . O sistema também permite ter um melhor entendimento sobre os próprios colaboradores da empresa.  Se por um lado estamos avaliando os custos das atividades,  por outro temos que entender que são os funcionários que desempenham aquelas atividades, ou seja, eles estão diretamente ligados ao que está acontecendo.

Por fim, o Sistema ABC e a constante avaliação dos gastos de cada atividade ajuda a criar uma cultura lean em todo o negócio, o que é essencial para reduzir custos e aumentar a produtividade da organização.

  1. COMO FUNCIONA O SISTEMA ABC

A classificação do sistema ABC se dá a partir da divisão dos produtos em três grandes grupos (A, B e C).  Cada um deles tem um peso diferente no que diz respeito ao seu valor. E esse valor pode ser de demanda (considerando itens acabados) ou de consumo (quando em processo ou ainda como insumos ou matérias-primas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com