TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESCRAVO OU SÓ UM TRABALHO RUIM?

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

VICTOR DUARTE DAMAS

TRABALHO ESCRAVO OU SÓ UM TRABALHO RUIM?

[pic 4]

Teresópolis

2015

victor duarte damas

TRABALHO ESCRAVO OU SÓ UM TRABALHO RUIM?

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia Organizacional Gestão de Pessoas; Comportamento Clima e Cultura Organizacional.

Orientadores: Prof.ª Ana Celi Pavão

Prof.ª Mônica Maria Silva

Prof. Edinei Hideki Suzuki

                          Prof.ª Gisleine B. Fregoneze

Teresópolis

2015

     


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Relações do Trabalho e o Homem .................        

2.2 Ambiente e fatores de Clima e Cultura Organizacional..............        4

2.4 Comunicação e Clima..............        5

2.4 O Contexto de Trabalho..............        5

2.5 Aspectos de Influência e Comportamento..............        6

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

O trabalho presente tem o objetivo de discorrer sobre o artigo “Trabalho escravo ou só um emprego ruim?”, e de suas implicações em relação à gestão de pessoas dado aos aspectos de comportamento, clima e cultura orgazacional, e também levando em consideração sua psicologia. Com o objetivo de melhor analisar os impactos sobre perspectiva social do ambiente e sua comunicação, e como possa repercutir na atividade e vida dos operários. Ao seu desenvolvimento abordarei um breve resumo da perspectiva do trabalho e sua contribuição ao homem, em seguida um breve resumo das condições e ambiente da mineradora que foi observada e sua consequência ao comportamento para os funcionários, também abrangendo uma analise de clima e cultura adotada, a importância do ambiente bem como profissionais da gestão de recursos humanos. No embasamento teórico foi levado em consideração o material e conteúdo do semestre e dados de alguns sites de pesquisa.


DESENVOLVIMENTO

2.1 Relações do Trabalho e o Homem.

        O trabalho é um dos fatores preponderantes da vida e experiência humana, pelo qual extraímos do nosso labor desde a noção mais básica e objetiva da vida como “o pão de cada dia”, e também a nossa realização pessoal e profissional ligado a nossa subjetividade ao seu significado em relação à realização pessoal. E como nosso trabalho demanda de muito tempo da nossa vida, é razoável refletir que em toda pratica no trabalho ante o tempo exigido do homem, que ele encontre o prazer e o seu bem estar nas atividades e nos esforços do ambiente de trabalho e segundo Segundo Chiavenato (2010) as pessoas permanecem em seu local de trabalho durante a maior parte do tempo e, portanto, formam ali seu habitar.

        Por isso vale salientar que o centro do trabalho é o homem, desde o operário ou seus colaboradores de uma empresa até no outro lado da ponta, ou seja, o consumidor final, o homem. De modo que todos os esforços empreendidos no oficio têm o seu motivo, essa noção de criar recursos e meio de ação para suprir sua necessidade. É muito importante refletir sob o aspecto de nosso MOTIVO pelo que em razão se trabalha e sua melhor maneira de AÇÃO na atividade, e assim a nossa MOTIVAÇÃO ao estimulo diário em busca de reunir esforços perante esse processo que seja recompensador tanto para o físico quanto para nossa psique.    

2.2 Ambiente e fatores de Clima e Cultura Organizacional.

        Diante do relato descrito conforme o artigo, ao qual traz consigo uma analogia, do que foi comparável de um trabalho escravo pelas condições de trabalho de seus funcionários, em que se trabalhava por um período superior a determinação da Lei, como também em um ambiente em condições degradantes. Diante desse contexto deplorável, havia outros pontos, no qual os trabalhadores além de serem remunerados pelas suas horas extras também tinhas benefícios como plano se saúde e translado em um ônibus próprio da empresa para os empregados. Fato que não se pode esquecer é que também foi discorrida a ocorrência de trabalho escravo pela região.

        Em relação às circunstancia apresentas vale a priori destacar o valor do clima e das condições de trabalho conforme o órgão de fiscalização no que eles definiram como indigno pelo qual oferecidos pela mineradora. Esse aspecto é fundamental, pois através do clima, ou seja, o ambiente em todas suas características nos revela a cultura adotada do que se estabelecem nas relações de trabalho. Ainda que se cumpram todas as obrigações financeiras junto aos funcionários não se pode desprezar o caráter humano, e de outras necessidades que especificam como cada um interage ao trabalho, que em meio aquele ambiente desorganizado mostra e revela o enorme descaso a essas pessoas e de como esses operários estão esquecidos, subjugados como indigentes na relação de trabalho, sob uma condição sub-humana. Por tanto uma administração que se desvincula ao enfoque humano incorre na opressão e exploração sobre os seus funcionários com a ideia de produtividade, que desafia a sanidade e saúde de seus funcionários. Por isso a importância de um ambiente de uma organização, pois pelas condições propostas estimularam comportamento humano. “O grau de satisfação demonstrado pelos membros de uma organização na qual a motivação é fator fundamental para a realização dos trabalhos” (FERREIRA; FORTUNA e TACHIZAWA, 2006, p.241)..  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com