TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDICIPLINAR: PROMOÇÕES DE VENDAS ;AS DATAS COMEMORATIVAS NO COMÉRCIO BRASILEIRO

Por:   •  26/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO INTERDICIPLINAR: PROMOÇÕES DE VENDAS ;AS DATAS COMEMORATIVAS NO COMÉRCIO BRASILEIRO

Fernanda Dias da Silva, Marcos Antonio Carvalho, Rafaela Pereira de Lima, Willian Maus ¹ 

;Anselmo Bündchen Júnior ²



1 INTRODUÇÃO

         Neste  presente  trabalho abordaremos como é realizada as técnicas de promoções de vendas no comércio brasileiro nas suas maiores datas comemorativas. As atividades de promoção de vendas ajudam a vender o produto com um conjunto diversificado de ferramentas para terem algum diferencial e são muito importantes nos dias atuais em função da grande variedade de produtos oferecidos por diferentes empresas no mercado de varejo no Brasil.

Com mais gente procurando produtos e serviços, as empresas precisam ficar atentas a um quesito crucial: o atendimento dos clientes. “O Dia das Mães é sempre um desafio nessa parte, porque todos os estabelecimentos estão procurando atrair a atenção dos clientes, com promoções e ações especiais. 

A promoção de Vendas define-se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, diligenciar, desenvolver, originar, favorecer etc (...) A promoção de vendas prepara o caminho da execução das vendas, dando impulso a eles. (FERRACIU, 1997, p. 9.

A promoção nos dias das mãe é voltada para curto prazo e capaz de influenciar o comportamento do consumidor. Já o contrário da publicidade, que é relativamente duradoura na orientação e mais adequada para melhorar as atitudes do comprador e aumentar o valor da marca.

As promoções de dias comemorativos no Brasil também podem ser um instrumento de comunicação próximo das vendas, as atividades de promoção de vendas devem ser complementares a outras atividades de comunicação postas em prática pelas empresas, nas quais se destacam a propaganda. Os comerciantes levam a sério as promoções praticadas em seus produtos e serviços nas datas comemorativas elas acreditam que preços baixos atraem clientes para seus estabelecimentos, conseguindo uma maior renda com maiores vendas.

  

 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As promoções de vendas tem como o objetivo impulsionar a compra do produto pelo consumidor e representam a atividade de comunicação mais próxima das vendas, sendo executadas na junção final entre o produto e o consumidor.

Conforme Zenone (2006, p. 2):

 Promoção de vendas é a ‘pressão’ de marketing exercido pela mídia ou não mídia, durante um período predeterminado e limitado ao nível de consumidor, 

varejista ou atacadista, para estimular a experiência, aumentar a demanda de consumo ou melhorar a disponibilidade do produto

A promoção nas datas comemorativas tem sido uma grande ferramenta de marketing que não pode ser utilizada de forma isolada, pois está inserida nos objetivos maiores da empresa, devendo ser empregada de acordo com a visão estratégica da organização como outras formas de atrair consumidores 

Os objetivos de uma promoção variam conforme a empresa e o tipo de negócio, beneficiando tanto a empresa como o consumidor. Tendo como principais exemplos motivar a força de vendas, aumentar as vendas, revigorar as vendas em mercados em estágio de maturidade, com baixo ou nenhum divulgação de novos produtos no mercado, aumento do conhecimento da empresa de vendas 

Conforme Shimp (2009), para a empresa a promoção representa um meio de conquistar e fidelizar novos clienteatraindo-os com técnicas de promoção que despertem o seu interesse e lhes proporcione a sensação de estarem sendo beneficiados por essa empresa.

Um erro muito grande e frequente do comércio é querer realizar as ações de promoções somente pensando no melhor para a empresa e não para os clientes, pois dessa maneira acaba se tornando algo banal. É necessário que a empresa esteja sempre alinhada com o momento em que o evento acontece, é preciso ter muito cuidado ao definir seu público alvo, priorizar os clientes antigos e ainda criar boas ações de marketing.

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio no Brasil, e em termos de faturamento, costuma ficar atrás apenas do Natal e a empresa deve se beneficiar dessas datas comemorativas para fidelizar os clientes através de brindes, qualidade e agilidade no atendimento entre tantas outras pequenas ações que podem ser realizadas.

[pic 1]

 O levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou redução na disposição dos consumidores em gastar relativamente durante este feriado por causa da elevação da inflação pós pandemia. A previsão para o comércio no Dia das Mães de 2022 era de atingir R $14,42 bilhões, valor 1,8% menor que o registrado em 2021, conforme os dados concedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com