TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PROJETO INTEGRADOR - Logistica

Por:   •  26/11/2018  •  Monografia  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

        

O BOTICÁRIO: análise e sugestão de alteração no modelo de negócios a fim de aumento de market share nos próximos quatro anos

Osasco


O BOTICÁRIO: análise e sugestão de alteração no modelo de negócios a fim de aumento de market share nos próximos quatro anos

Trabalho de Workshop: Gestão Estratégica de Empresas, apresentado à Fundação Getulio Vargas, como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Pós-Graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Orientado pela Prof. Dra. Fatima Regina de Toledo Pinto

Osasco

2018


RESUMO

Em um mercado acirrado como é o atual brasileiro no ramo de perfumaria, é possível analisar o modelo de negócios de uma empresa brasileira deste ramo (O Boticário), visando o aumento de fatia de mercado nacionalizando novamente a liderança de mercado que atualmente pertence a uma empresa holandesa. Com um crescimento de quatro pontos percentuais nos últimos seis anos, a proposta deste trabalho é desenvolver o marketing dos produtos e aumentar os diferentes tipos de serviços da marca a fim de obter mais dois pontos percentuais nos próximos quatro anos, o que possibilita o atingimento da liderança no ramo de perfumes.

Palavras chave: Perfumaria. Liderança. Fatia de Mercado.

           


ABSTRACT

In a tight market as the Brazilian present in the fragrance industry, it is possible to analyze a business model of a Brazilian Company in this branch (O Boticário), in order to increase market share nationalizing again the market leadership that currently belongs to a Dutch company. An increase of four percentage points in the last six years, the purpose of this work is to develop the marketing of products and increase the different types of services of the brand to more two percentage points over the next four years, which enables the achievement of leadership in the perfume industry.

Keywords: Perfumery. Leadership. Market Share.


LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Market Share        9

Tabela 2: Grupos de classe social        11

Tabela 3: Forças de Porter        16

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        7

1.1        Justificativa        7

1.2        Objetivos        7

1.2.1        Objetivo Geral        8

1.2.2        Objetivos específicos        8

1.3        Descrição do conteúdo        8

2        QUEM É O CLIENTE DA EMPRESA        10

3        O QUE É VALOR PARA O CLIENTE        11

4        PROPOSTA DE VALOR DA EMPRESA        12

5        VISÃO DA EMPRESA PARA 2020        13

6        FORÇAS DE PORTER        14

7        CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Veloso (2016), o Brasil é o país que contém a maior fatia de mercado de consumidores de perfume desde 2010, sendo resultado pela coexistência de diversos estilos e microtendências, fazendo assim com que os brasileiros tenham uma relação muito diferente com o perfume se comparados aos norte-americados ou orientais, pois nossa cultura nos permite acolher o perfume como um item de higiene pessoal enquanto em outros países ele é visto como invasivo.

Conforme afirma Roche (2016), mesmo com o decréscimo no ramo de perfumaria em 2015, o Brasil pode voltar a crescer mais rápido do que pensa. A autora ainda afirma que após 23 anos registrando crescimento de dois dígitos no setor, 2015 foi o primeiro revés para o mercado brasileiro neste milênio devido, principalmente, pela desvalorização do real e da medida do governo em recolher IPI também das distribuidoras.

Aproveitando a oportunidade de crescer novamente após um ano de decréscimo, o estudo realizado neste trabalho propõe a liderança da fatia de mercado brasileira no setor de perfumaria.

  1. Justificativa

O estudo realizado reflete a importância do setor de perfumes para a economia brasileira. A proposta oferecida, em especial, tem um significado ainda mais representativo por se tratar da retomada da liderança (que hoje pertence a uma empresa holandesa) por uma empresa brasileira.

A oportunidade de atingir resultados substanciais, tanto para o consumidor final quanto para o franqueado, foi fundamental para a escolha do tema e da empresa estudados.

  1. Objetivos

Segundo Gonçalves (2008), os objetivos tem a finalidade de evidenciar as metas que se pretende atingir com a elaboração do estudo realizado.

  1. Objetivo Geral

O objetivo é propor um crescimento significativo que auxilie a empresa a retomar a liderança de market share no mercado nacional, oferencendo novos tipos de produtos e serviços.

  1. Objetivos específicos

  1. Definir qual o cliente da empresa;
  2. Mostrar o que é valor para o cliente;
  3. Exaltar qual é a proposta de valor da empresa;
  4. Descrever a visão da empresa para 2020;
  5. Realizar exercício das 5 Forças de Porter e encontrar respostas.
  1. Descrição do conteúdo

Em 2010, O Boticário representava 6,9% da fatia total do mercado de perfumes no Brasil, crescendo quatro pontos percentuais em seis anos, o que a fez atingir 10,9% de market share em 2016 qualificando-a como terceira no ranking nacional e fazendo-a encostar ainda mais nos dois primeiros colocados (diferença de 0,2% para o segundo colocado e 12,2% para o primeiro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com