TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador Logistica reversa

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  2.459 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CLARETIANO  

CENTRO UNIVERSITÁRIO

PÓLO VITÓRIA.

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA.

FABRÍCIO DE JESUS MIRANDA

LOGÍSTICA REVERSA

Vitória

2016

FABRÍCIO DE JESUS MIRANDA

 LOGÍSTICA REVERSA

Trabalho apresentado à Disciplina de Logística Empresarial do 3º Período do Curso de Tecnologia em Logística do Claretiano

        Centro Universitário /Polo Vitória.

Professor: Cláudio Osmir Tomazela

SUMÁRIO

1 -  INTRODUÇÃO;

  1. –OBJETIVO;  

                 

 2– DESENVOLVIMENTO

3 - CONCLUSÃO

4 – REFERÊNCIAS, E-REFERÊNCIAS:

  1. Introdução

A empresa MARCA AMBIENTAL, situada no município de Cariacica-ES que compõem a região metropolitana da Grande Vitoria-ES, será o alvo do trabalho apresentado sobre Logística Reversa.  Empresa especializada em tecnologia para o gerenciamento de resíduos, Possui - área de mais de 2 milhões de m2.Licenciada para receber resíduos Classes I e II A, B de municípios, indústrias, portos, aeroportos, de estabelecimentos de serviços de saúde, dentre outros.

  1. Objetivo:

Fazer uma análise das operações da empresa efetuando  um diagnóstico da sua cadeia de suprimentos, suas atividades, as dificuldades nos processos utilizados e operações que realiza junto ao mercado relativo a logística reversa.

2-Desenvolvimento:

Diante de um mercado consumidor crescente o descarte indevido de resíduos tem sido uma preocupação constante por parte da sociedade, empresariado e governo em geral. O resíduo gerado com embalagens e produtos pós vida se tornou um grande problema para o meio ambiente. A falta de critério com que tem sido descartado a maioria dos resíduos.

Nesse cenário de desrespeito pelo meio ambiente, a marca ambiental iniciou suas atividades em 18 de agosto de 1995, foi certificada em 2006, pela ISO 9001 para os serviços de Tratamento e Destinação Final de Resíduos, consolidando o padrão de qualidade alcançado pela empresa e sua atuação no mercado. Por muitos anos os resíduos industriais e domésticos eram depositados a céu aberto em lixões que ajudavam a contaminar o solo e proliferação de doenças e marginalizar as pessoas que ali viviam.

Com a lei 12.305 de 12 de agosto de 2010 (política nacional de resíduos sólidos) onde a sociedade e o poder público foram responsabilizados pelo melhor descarte desse lixo e seu melhor aproveitamento em função de matérias primas que ali existiam para reaproveitamento é que empresas do seguimento do alvo da nossa pesquisa ganhou a importância devida.

Para desenvolvimento desse projeto, tive a oportunidade de realizar visita técnica a sede da empresa no município citado acima, empresa essa que faz parte diretamente da cadeia de logística reversa e é uma das referências de tratamento de resíduos sólidos e a acomodação daqueles que não podem ser revertidos.

“Precisamos compreender a questão do retorno de materiais ao ciclo produtivo, sob uma perspectiva logística, como um fato econômico-financeiro que pode ser benéfico as empresas se este processo for bem gerenciado.” (Filho, E.R)

Com posicionamento estratégico, próximo a duas grandes rodovias que cortam a região metropolitana e fazem ligação com o interior e litoral do estado do ES, longe de residências porem próximo a grandes polos industriais e empresariais a empresa se encontra dentro de um cinturão verde que ajuda a diluir os odores relativos ao processo de reciclagem e transformação dos resíduos.

O material que é descartado é aterrado em buracos chamados de células que são envelopados com manta de borracha, resistentes a reações químicas que os produtos aterrados geram, assim neutralizando a contaminação de solo e lençol freático.

“A qualidade ambiental dos serviços desenvolvidos pela MARCA e o tratamento adequado do biogás produzido nas células do aterro sanitário permitiram que a empresa atendesse ao Protocolo de Kyoto, habilitando-se ao processo de comercialização de Crédito de Carbono (2005), sendo o terceiro projeto aprovado pelo Governo Brasileiro - Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/BR).” http://www.marcaambiental.com.br.

 Partiremos agora para uma análise da empresa, usaremos a analise SWOT que é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico das empresas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com