TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Logística

Por:   •  13/5/2020  •  Artigo  •  3.775 Palavras (16 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

INTRODUÇÂO        2

Princípios da armazenagem de materiais.        3

Carga unitária        3

Paletização        3

Tipos de paletes.        4

Conservação de materiais e analise de sistema de armazenagem.        5

Equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais.        6

Embalagem-        6

Layout de armazéns        7

Tipos de armazéns        7

Espaço físico próprio        7

Espaço de terceiros        8

Armazéns de commodities        8

Armazéns para granéis        8

Armazéns frigorificados        9

Armazéns para utilidades domésticas e mobiliário        9

Armazéns de mercadorias em geral        9

Legislação e normalização de armazenagem, movimentação e embalagem        10

Estudo de caso da empresa        11

Descrição da Empresa        11

Descrição do problema        13

Solução Proposta e Ferramentas empregadas        14

Resultados Esperados        15

Conclusão        16

Bibliografia        17

Anexo        18


INTRODUÇÃO

  Por intermédio deste trabalho conseguimos identificar erros e problemas dentro de uma Organização, para que assim possamos pensar em melhorias e soluções para a Empresa e começarmos a programar ou implementar ferramentas para obtermos tais melhorias.

Neste Projeto Integrado (Módulo III), nos falaremos da empresa Harlley Express, uma empresa que já está há mais de 20 anos no mercado trabalhando com processos aduaneiros de remessas expressas e transporte de materiais biológicos, medicamentos e produtos para a saúde em geral.

Toda Empresa tem que ter no mínimo algum planejamento para tais atividades, existem empresas que usam algumas ferramentas e tecnologias, não é o caso de muitas empresas, pois, isso exige gastos e nem todas tem o suporte necessário para obterem essas ferramentas. E mesmo assim, as empresas buscam melhorias, procuram onde está o erro, as que têm ferramentas as utilizam, algumas usam o ciclo PDCA de Deming (Plan – Do – Chek, Act), outras utilizam outras ferramentas, aliás, no mundo de hoje o que não faltam são ferramentas para melhoria das empresas e com as mesmas conseguimos enxergar os erros e assim corrigi-los, obtendo mudanças positivas e o lucro desejado.

Pelo fato da Harlley Express trabalhar com medicamentos e produtos para a saúde, isso exige uma atenção redobrada e cuidadosa, não que as outras empresas que trabalham com produtos diferentes não precisem de atenção e nem cuidados, mas, estamos falando de medicamentos que futuramente serão consumidos pelas pessoas e/ou clientes.

Acreditamos que, com algumas mudanças e melhorias, a Harlley conseguirá atingir um percentual positivo bem maior em sua Organização inclusive em sua lucratividade, alcançando boas expectativas e experiências para funcionários e até mesmo aos diretores, com isso conseguimos motivar os funcionários também dentro da Empresa.    

 Usando os conhecimentos adquiridos em sala de aula o grupo pode estudar alguns processos e com ajuda de colaboradores encontrarem pontos de melhorias no fluxograma atual, aplicando a idéia de GEMBA, percebemos duas formas de melhorias sendo respectivamente no início do processo quando o cliente efetua o pedido, neste caso o cliente cuja qual a empresa possui elos de confiança e realizam pedidos de formas mais constantes, para empresas com estas características a melhoria seria uma implantação de um pequeno escritório dentro do próprio cliente ou situado em suas redondezas e assim fazer apenas a documentação para que assim, consigamos agilizar o processo.

        A segunda problemática é sobre o retorno ou armazenamento emergencial, como a empresa só realiza o transporte de materiais, não seria necessário ter um estoque e sendo que a mercadoria seria apenas transportada diretamente de um cliente para o outro cliente, mas, a casos que a carga é retida por órgãos governamentais ou o cliente não repassa a carga completa causando um atraso gerando assim, a necessidade de um armazenamento que no caso seria terceirizado.

A idéia de melhoria para esta segunda problemática é apenas uma troca de empresas e uma Auditoria interna dentro do cliente para verificarmos se as instalações estão de acordo com o necessário, e com essa Auditoria também conseguiríamos localizar os pontos negativos, a partir daí iniciaríamos um novo Planejamento para obtermos resultados de melhorias.


Princípios da armazenagem de materiais.

A movimentação e transporte de materiais em uma organização está estreitamente relacionada à redução de custos em pessoas, equipamentos, diminuição de acidentes e melhoria no ritmo de trabalho, quando se é utilizado método adequado na estocagem de matéria prima. O que determina essas e outras melhorias são as condições de trabalho oferecidas pela organização, possibilitando a escolha do sistema de armazenagem de cargas e da operação do almoxarifado.

"Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Os seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas da firma". (Ballou, 2007, p. 2007)

Carga unitária

Quando se é estocado ou acondicionadas carga de fácil manuseio, transporte e armazenagem por equipamentos em uma unidade de pallet.

Para Dias (2010, p.165), “Um conceito formal de carga unitizada poderia ser uma carga constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos e como uma unidade”.

Paletização

Com utilização de paletização pelas empresas trazem uma economia até 80% do capital utilizado no transporte inteiro, por que facilita uma manipulação rápida e estocagem racional de grandes quantidades de carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (720.1 Kb)   docx (614.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com