TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSCRIÇÃO LINGUAGEM ORALIZADA

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

TRANSCRIÇÃO LINGUAGEM ORALIZADA

E: Então, fale um pouco sobre você.

I: É, boa noite a todos (...) a todas (...) meu nome é :::: Francisco Rodolfo (...) Sousa do Nascimento (...) tenho vinte e oito anos (...) moro no Maranhão, minha cidade é Timon (...) trabalhu :: com cerca elétrica (...) e forro de PVC, tenho dois filhu (...) um de seis mesi e outro de : quatro anos.

E: E seu dia, como foi?

I: O meu dia, foi assim (...) acordei, eu orei (...) estudei a bíblia (...) e fui trabalhar, e recebi uma benção (...) quando eu estava sem dinheiro hoje, eu recebi uma ligação (...) e aí ::: nessa ligação, uma benção, que uma jovi, tinha depositado um dinheiro na minha conta (...) sabe por quê? Por que anti deuí para o serviço, eu pedi a Deus (...) pra que :::: me desse, algum trocado pra mim cume ::: por que hoje em casa não tinha  nada pra cumer (...) quando deu de tarde, recebi outra benção, eu fui promovido, é  no grupu :: du meu zamigo, du  deputado estadual, como presidente (...) ajuda os Jovi (...)

E: Você tem uma vida difícil.

I: A minha vida é assim (...) é corrida (...) mas quando nóis intregamo a nossa vida a Deus, a melhor coisa (...) eu quero, que Jesus a ama todos os dia a voceis, muito obrigado (...) que Deus abençoe.

RETEXTUALIZAÇÃO da linguagem oralizada para a escrita

E: Então, fale um pouco sobre você.

I: Boa noite a todos, meu nome é Francisco Rodolfo Sousa do Nascimento, tenho vinte e oito anos, moro em Timon, no Maranhão, trabalho com cerca elétrica e forro de PVC, tenho dois filhos, um de seis meses e outro de quatro anos.

E: E seu dia, como foi?

I: Meu dia foi assim, acordei, orei, estudei a bíblia e fui trabalhar. Estava sem dinheiro, então recebi uma bênção, a ligação de uma jovem, me dizendo que havia depositado um valor em dinheiro na minha conta. Antes de ir para o serviço, pedi a Deus que me desse um trocado para poder comer, pois não havia nada em casa. Durante a tarde, outra bênção, no grupo de amigos que ajudam os jovens, fui promovido, de deputado estadual para presidente.

E: Você tem uma vida difícil.

I: Minha vida é assim, agitada. O melhor a ser feito, é entregar nossa vida a Deus. Desejo que Jesus os ame todos os dias.

Muito obrigado!

Que Deus os abençoe.

Questões sobre a atividade realizada.

  1. O que aprendeu com esta atividade? Houve (ou não) uma aprendizagem significativa?

Quando fazemos a transcrição oralizada, percebemos que ele não fala acordo com as normas gramaticais que rege a língua portuguesa. Sim, houve.

  1. Que recursos são exclusivos da fala?

As pausas, gestos e entonação.

  1. Quais as funções dos gestos e da entonação?

As entoações e gestos resultam do reflexo da demonstração de estado emocional, personalidade, instinto e de razões biológicas.

  1. E as pausas e repetições de palavras, por que são tão usuais?

Por conta dos vícios de linguagem, as repetições passam despercebidas.

  1. Quais desses aspectos devem ser mantidos em um texto escrito, para preservar sua forma e conteúdo, e quais devem ser retirados.

A essência da fala e o sentido do texto devem ser mantidos, no entanto, corrigido e reescrito de acordo com as normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com