TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.972 Palavras (20 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 20

ROTEIRO – EAD349 Seminário 1 2013-1º semestre

Roteiro

A. Nomes e números de matrículas dos integrantes do grupo.

B. Apresentação do tema-problema, indicando as suas causas [1] políticas, [2] econômicas, e [3] socioculturais, tanto na dimensão [α] nacional quanto na dimensão [β]local.

- PROBLEMAS DO TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA – SP

POLÍTICAS:

Na maioria das Cidades o sistema viário é de responsabilidade da prefeitura local,  não é diferente aqui em São João da Boa Vista, que através de licitações duvidosas elegem uma só Empresa de transporte coletivo.

SOCIOCULTURAIS:

Milhares de pessoas são beneficiadas pelo sistema viário de São João da Boa Vista que contribui para que as pessoas de  desloquem para as escolas, faculdades, trabalho, casa de parentes, cinemas, teatro, fazendo com que o transito local flua com mais rapidez, para que isso aconteça é necessário um projeto de conscientização para que a população coloque em atividade o desejo dos administradores da cidade.

DIMENSÃO NACIONAL

levantar possibilidades de diálogo e apontar para uma maior consistência

das reflexões e das proposições efetivas de política para o setor.

DIMENSÃO LOCAL

Com as novas funções atribuídas aos municípios na Constituição Federal de 1998 e nas leis

que a regulamentam, os gestores municipais e, em especial os de municípios de pequeno porte, não possuem recursos (humanos, financeiros e materiais) suficientes para a implantação de todos os serviços. O trabalho articulado entre os municípios é uma alternativa para a implementação das políticas públicas.

C. Indicação de quais são os [1] entes federativos, [2] os órgãos e [3] as entidades da Administração Pública, direta e indireta, competentes para resolver ou administrar o tema-problema. Consultem a Constituição Federal para discutir esse item.

[1] entes federativos: Município de São João da Boa Vista.

Organização da administração pública direta:

A organização da administração pública do Brasil divide-se em direta e indireta. A direta é composta por serviços integrados a Presidência da República e ministériosgovernos estaduaisprefeituras, câmaras legislativas em geral e ao Judiciário federal e estadual. A indireta é composta por entidades de personalidade jurídica própria criadas ou autorizadas por leiautarquiasfundações públicasempresas públicas e sociedades de economia mista.

D. Indicação das políticas públicas e ações estatais atualmente em curso em sua [1] localidade relacionadas ao tema-problema.

E. Reflexão crítica e propositiva sobre [1] os limites e sobre [2] as possibilidades de ação estatal para atender as demandas da sociedade. Neste item vocês devem avaliar e propor ações estatais exequíveis, indicando objetivamente a necessidade [3] de dotações orçamentárias especiais e [4] de mudanças legislativas.

Orientações para a produção do texto

– o texto deve ser feito em conjunto por todos os membros do grupo;

– o texto não deve conter qualquer transcrição ou citação.

– diga não ao PLÁGIO.

– formatação do texto: 2 (duas) páginas, formato A4, fonte tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, margens de 2,5cm;

– o texto deve ser publicado no Fórum específico do ambiente Moodle como anexo em formato PDF.

– lembrem-se de que este é um texto acadêmico. Por isso, utilizem o padrão culto da língua portuguesa. Não façam uso de senso comum, de expressões coloquiais ou de desabafos.

Orientações para a produção do vídeo

– o vídeo deve ser produzido diretamente pelo grupo;

– todos os integrantes do grupo devem aparecer no vídeo;

– os primeiros segundos do vídeo devem ser reservados para indicação do nome do polo e dos nomes completos do integrantes do grupo;

– o vídeo deve ser de, no máximo, 5 (cinco) minutos;

– o vídeo deve ser publicado no Fórum específico do ambiente Moodle juntamente com o texto;

– você pode publicar o seu vídeo em um outros sites e apenas indicar o endereço (link) no Moodle;

Orientações para a apresentação presencial

– um representante de cada turma deve indicar ao professor até o dia 15 de agosto a data escolhida pela turma para a realização presencial do seminário;

– todos os alunos matriculados em EAD349 devem comparecer presencialmente na data escolhida para o seminário;

– no dia escolhido, os grupos devem apresentar o seu trabalho para os colegas. Não se deve reproduzir o vídeo produzido, mas sim, apresentar presencialmente e debater com os colegas;

– deve ser reservado um tempo para que os colegas façam perguntas e questionem os trabalhos apresentados;

– ao final, todos os presentes devem assinar uma lista de presença que deve ser digitalizada (escaneada) e enviada para o Fórum específico do Moodle.

R:

POLÍTICAS

O transporte coletivo de ônibus nas grandes cidades do mundo é geralmente da Prefeitura e não particular. Em Paris, Londres, Nova York o sistema de ônibus é estatal, não é privado. Esse setor não se presta a ser privado, é mais bem articulado sendo estatal, em São Paulo poderia ser da Companhia do Metrô, que tem boa tradição administrativa.

A partir da crítica às licitações, dissemos que não há incentivo para a melhoria de um serviço se não há concorrência deste serviço.´

A política do governo federal de desonerar a folha de pagamento para as empresas, incentivo também aplicado às empresas de transporte coletivo. “Isso dificilmente se reverterá em melhorias para a população porque o empresário não transfere a desoneração para os preços e fica com os ganhos”, disse. “O mais importante é eliminar os subsídios a grandes grupos econômicos e tributar, por exemplo, os ativos financeiros, que pagam menos Imposto de Renda do que o trabalhador assalariado”, completou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (535.4 Kb)   docx (346.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com