TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURNOVER IN A FOOD INDUSTRY OF FEDERAL DISTRICT

Por:   •  10/8/2015  •  Artigo  •  6.530 Palavras (27 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 27

ROTATIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DO DISTRITO FEDERAL

TURNOVER IN A FOOD INDUSTRY OF FEDERAL DISTRICT

Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas

Autora: Sheyla dos Santos Rocha

Orientador: Prof. MSc. Alexandre Domânico da Cunha

FACITEC – Curso de Administração

Período Letivo:  2º Semestre de 2014

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar as causas que elevaram a rotatividade de pessoal em uma indústria de alimentos do Distrito Federal no primeiro semestre de 2014. O aumento da rotatividade em uma organização provoca além da perda do capital humano o aumento dos custos com novas contratações e treinamentos, diante desta problemática torna-se necessário a investigação dos fatores causadores deste fenômeno para que as medidas de controle adequadas possam ser aplicadas. Para melhor entendimento do problema estudado foi realizada uma pesquisa através de um questionário que buscou identificar as causas do problema em estudo, os dados foram analisados e posteriormente confrontados com as hipóteses levantadas.

PALAVRAS CHAVES: Rotatividade, Recursos Humanos.

ABSTRACT

This article aims to identify the causes which increased staff turnover in the food industry of the Federal District in the first half of 2014. The increase in turnover in an organization causes beyond the loss of human capital increased costs with new hires and trainings on this issue it is necessary to investigate the factors causing this phenomenon so that appropriate control measures can be applied. For better understanding of the problem studied a survey was conducted through a questionnaire aimed at identifying the causes of the problem under study, data were analyzed and subsequently confronted with the assumptions made.

KEY WORDS: Turnover, Human Resources.

  1. INTRODUÇÃO

         Um dos grandes desafios da área de recursos humanos na atualidade é reter e manter talentos nas organizações, para tanto é necessário que as empresas conheçam e saibam lidar com o fenômeno da rotatividade de pessoal. As organizações precisam criar mecanismos para que o funcionário se sinta valorizado e tenha satisfação em trabalhar na empresa, sendo assim as empresas precisam conhecer a fundo as causas que elevam a rotatividade de pessoal, para que assim adotem as melhores alternativas de ação.

        Todo o processo produtivo dentro de uma indústria necessita de pessoal qualificado e bem treinado, o que demanda custos e tempo para a organização. Por isso é de fundamental importância que esse pessoal esteja satisfeito e queira permanecer e crescer profissionalmente na organização.

        Este trabalho traz como tema o estudo da rotatividade de pessoal e procura explicações para as causas do seguinte problema: Quais os fatores que tiveram maior influência na rotatividade de pessoal em uma indústria de alimentos no primeiro semestre de 2014?

        Como objetivo geral, este trabalho pretende identificar os fatores que elevaram a rotatividade de pessoal de uma indústria de alimentos do Distrito Federal no primeiro semestre de 2014, onde a maior parte dos desligamentos se deu por iniciativa do empregado. Nos objetivos específicos será apresentado o levantamento das principais causas da rotatividade de pessoal nas empresas, serão apontados os fatores que tiveram maior influencia nos desligamentos dos colaboradores da empresa pesquisada e serão apresentadas sugestões que possam contribuir para a redução desse fenômeno.

        Levando em consideração o histórico de desligamentos do ultimo semestre da empresa algumas hipóteses foram levantadas à cerca das causas da rotatividade. São elas: H1: Mais de 50% dos desligamentos estão relacionados coma falta de reconhecimento profissional; H2: Mais 40% dos desligados estavam insatisfeitos com a politica de remuneração; H3: Mais de 50% dos desligados estavam insatisfeitos com a chefia; H4: Mais de 60% estavam insatisfeitos com o ambiente de trabalho.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

        

        Os tópicos abordados neste referencial são de relevância fundamental para o estudo das causas da rotatividade de pessoal nas empresas. Como embasamentos teóricos para esta pesquisa serão estudados os seguintes temas: desafios da área de recursos humanos; conceito e causas da rotatividade de pessoal; remuneração; liderança; ambiente de trabalho e reconhecimento profissional.

2.1 Desafios da área de recursos humanos

        A área de recursos humanos tem o papel de formar e integrar um grupo de pessoas para que cada membro conheça o seu papel dentro da organização, e dê o melhor de si para produzir resultados satisfatórios para a mesma. Lacombe (2008).

        Segundo Orlinkas (2012), a organização que pretende crescer e continuar no mercado precisa estar adaptada às constantes mudanças, encontrando formas de gestão mais adequadas a essa nova realidade do mercado, alcançando assim colaboradores mais produtivos e resultados de qualidade. A área de recursos humanos deve buscar formas de valorizar cada um de seus talentos, elevando a satisfação destes para o trabalho. Reter e manter talentos nas organizações tornou-se um dos grandes desafios para a área de recursos humanos, por isso ela deve coordenar seus esforços a fim de promover a satisfação para o trabalho.

A Gestão de Pessoas, tradicionalmente conhecida como “Administração de Recursos Humanos”, tem se apoiado fundamentalmente, em técnicas, instrumentos e modelos, integrando, ao longo das décadas, variáveis como estratégias e ambiente. A constituição da ARH como campo teórico e prática social tem sido calcada em uma visão racional, objetiva e normativa dos indivíduos nas organizações, privilegiando um tratamento às pessoas como recursos disponíveis para a produção de bens e serviços (DAVEL e VERGARA, 2010, p.4)

        As organizações estão reconhecendo a área de recursos humanos como de fundamental importância para as empresas, pois é ela que vai dar o suporte social que as empresas necessitam para lidar com o capital humano.

        Masiero (2009) destaca que as empresas devem buscar formas de desenvolver as capacidades de seus colaboradores, para que os mesmos possam se adaptar às mudanças, e assim reduzir as altas taxas de rotatividade de pessoal.

        Como citado pelos autores, podemos perceber que a área de recursos humanos é de fundamental importância dentro das organizações modernas, e que ela é responsável por garantir a gestão do capital humano das empresas, por isso é necessário que essa área busque formas de garantir que o empregado fique na organização, não só para a satisfação de suas necessidades, mas, porque se identifica com a missão, visão e valores da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (603.8 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com