TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURNOVER: QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE ELEVAM O ÍNDICE DE ROTATIVIDADE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.499 Palavras (26 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 26

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ORGANIZACIONAL E RECURSOS HUMANOS

ANA CLAUDIA FERREIRA TAVARES; ANNIK KELLY DE VASCONCELOS PINHEIRO; DAIANA TAVARES PINHEIRO; JEFFERSON BARBOZA DE SOUZA; PRISCILA DA SILVA OLIVEIRA

TURNOVER: QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE ELEVAM O INDICE DE ROTATIVIDADE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES.

MANAUS - AM

2015

ANA CLAUDIA FERREIRA TAVARES; ANNIK KELLY DE VASCONCELOS PINHEIRO; DAIANA TAVARES PINHEIRO; JEFFERSON BARBOZA DE SOUZA; PRISCILA DA SILVA OLIVEIRA

TURNOVER: QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE ELEVAM O INDICE DE ROTATIVIDADE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES.

MANAUS - AM

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        

1.1Tema        

1.2 Delimitação do Tema        

2 PROBLEMA        

3 OBJETIVO        

3.1 Objetivo Geral        

3.2 Objetivo Específico        

4 JUSTIFICATIVA        

5 HIPOTESE        

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

7 CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS        

7.1 Recrutamento e Seleção        

7.2 Qualidade de Vida no Trabalho        

7.3 Processo Motivacional        

7.4 Treinamento Profissional        

7.5 Descrição de Cargos        

8 METODOLOGIA        

9 TURNOVER NAS ORGANIZAÇÕES        

9.1 Conceito e Causas        

9.2 Absenteísmo        

9.3 Salário        

9.4 Remuneração        

9.5 Retenção de talentos        

10 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIA        


INTRODUÇÃO

A rotação pessoal é essencial para todas as organizações, que atuam em um cenário cada vez mais competitivo e exigente no mercado de trabalho. A rotatividade Pessoal se caracteriza como o movimento de entradas e saídas, admissões e demissões de colaboradores de uma empresa em um determinado período. Quanto aos desligamentos, podem ser naturais ou provocados pelas empresas.

Deste modo a rotatividade pessoal faz parte da vida e do mundo dos negócios. Assim, pessoas vêm e vão, num movimento natural de mudança e de transformações. O alto índice de perda de pessoas revela problemas e desafios a serem superados por essas organizações. As perdas destes colaboradores trazem perda de conhecimento, de capital, de processo e clientes, ou seja, de negócios.

A rotatividade pode estar ligada a ergonomia do trabalho, onde por sua vez está ligada a observação do trabalho, podendo identificar possível fatores relacionados à rotatividade. Dessa forma, seria viável no planejamento, avaliação de atividades, postos de trabalhos e outros, interagindo com as limitações, habilidades e necessidades das pessoas no ambiente de trabalho. Estas ações estão ligadas a ergonomia organizacional onde se otimiza os processos sociotécnicos, os gerenciamentos dos recursos, o trabalho participativo entre outras atividades.

No entanto para que isso seja possível, as organizações devem investir em programas de capacitação em educação, treinamentos para os colaboradores, e também em promoções, participação nos lucros da empresa, ou seja, as empresas apresentam uma gratificação aos seus colaboradores, e com essas atitudes as organizações contribuem para fidelizar o quadro de pessoas.

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1Tema

TURNOVER

1.2 Delimitação do Tema

Turnover: Quais as principais causas que elevam o índice de rotatividade de pessoal nas organizações.

2 PROBLEMA

        

A motivação e o bem-estar dos colaboradores são fatores de extrema importância dentro de uma organização. Um colaborador motivado desenvolve sua função com mais sabedoria e cuidado, não tendo motivos para procurar um novo emprego. Diante desta situação pode-se observar que com um elevado índice de rotatividade prevê a possibilidade que algo possa acontecer na gestão da empresa.

É importante que os responsáveis pelo recrutamento de pessoas possam analisar passo a passo para possíveis falhas no controle. O mercado de trabalho está mais competitivo e os profissionais cada vez mais exigentes e se valorizando. Com isso, as empresas que não tem um plano de gestão adequado para função podem correr o risco de perderem bons profissionais que gerariam lucros.

A escassez de colaboradores nas empresas está se tornando um fato tão intenso que permitem que os profissionais das organizações cheguem a migrar de uma empresa para outra. Neste contexto, o estudo procura solucionar o seguinte problema: Quais as principais causas que elevam o índice de rotatividade de pessoal (Turnover) nas empresas?

3 OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

  • Demonstrar as principais causas da rotatividade pessoal nas organizações.

3.2 Objetivo Específico

  • Analisar o processo atual de gestão de pessoas da empresa;
  • Investigar as variáveis que elevam os índices de rotatividade;
  • Abordar os benefícios que as corporações terão com a minimização do índice de turnover;

4 JUSTIFICATIVA

O alto índice de turnover ocasiona para as empresas improdutividade, desmotivação, dificuldade de seleção de profissionais qualificados, custos com treinamento e desenvolvimento dos novos funcionários, além de apresentar o clima da organizacional. É de essencial importância que a organização controle o índice de rotatividade de modo que mantenha o capital intelectual da organização, e assim evitar grandes impactos de custos na empresa gerados pelo alto índice de rotatividade na realização de funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (322.9 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com