TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURNOVER X OPORTUNIDADE: PARADOXO E INTEGRAÇÃO

Por:   •  27/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

TURNOVER X OPORTUNIDADE: PARADOXO E INTEGRAÇÃO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.

Fabiana Cristina Teodoro

   Alessandra Cristina Rizo

   Jéssica Costa Santos

   Josiéli Santos de Araújo

   Robério Aparecido Carneiro

Curso de administração

Polo: Araraquara

Orientador: Prof.ª Esp. Silvana Simão Baratto

                RESUMO

Este artigo tem como meta mostrar um problema atual das organizações, a alta rotatividade e suas causas, dando ênfase as oportunidades e benefícios oferecidos aos colaboradores. Foram utilizadas na pesquisa experiências vivenciadas por alguns integrantes. A conclusão mostrada aqui é justamente que quanto maiores os benefícios oferecidos mais duradouros o vínculo entre o colaborador e a organização.

Palavras- chave: Turnover, oportunidade, organização

INTRODUÇÃO

Há algum tempo atrás tínhamos sempre em mente nos manter em um único trabalho, em uma única organização pelo resto de nossas vidas, não poderíamos sair de nosso trabalho simplesmente porque surgiu outra oportunidade, isso iria “manchar” nossa carteira de trabalho, mas, os tempos mudaram e atualmente todas as pessoas estão buscando cada vez mais benefícios, melhores condições de trabalho, não existe mais esse medo de buscar melhores oportunidades de emprego dentro de um mercado amplamente competitivo.

Chegamos ao grande problema das organizações, a alta rotatividade de pessoal, conhecida no meio empresarial como Turnover.

1. CONCEITO DE ROTATIVIDADE

 Rotatividade significa a variação entre contratações e demissões realizadas em uma organização, que pode trazer em um primeiro momento uma redução nos custos; mas a contratação, o treinamento e a adaptação de outro colaborador, com certeza terá um aumento às vezes considerável nos custos destas organizações.

1.1 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA ROTATIVIDADE

Uma das principais causas da rotatividade é a falta de oportunidades e benefícios oferecidos pelas organizações, o clima organizacional, a falta de educação e até mesmo bom senso dos supervisores ao falar com seus colaboradores, causando assim certo desgaste emocional.

A rotatividade de pessoal gera muitos transtornos, suas consequências estão nos gastos que a organização tem com a contratação e demissão, esta equação a seguir mostra como calcular o índice de rotatividade: Índice de Rotatividade Geral = Nº de Admissões + Nº de Demissões / 2 / Nº de colaboradores ativos até o último dia do mês anterior.

2. OPORTUNIDADES

        Um grande passo para a diminuição da rotatividade dentro das organizações é a geração de oportunidades, quando falamos assim parece uma palavra muito ampla, e realmente é, podemos entender como oportunidades, por exemplo, avaliar as funções da organização, as vagas disponíveis, e oferecer primeiramente para colaboradores que já trabalham na mesma; o chamado recrutamento interno. O plano de carreira é uma forma outra de motivar os profissionais, pois quanto mais motivados passam a buscar qualificação necessária, como os cursos técnicos, graduação e uma pós – graduação; dessa maneira não são os únicos a se beneficiar, a organização passa a contar com profissionais cada vez mais competentes e qualificados.

Além disso, a remuneração é a parte principal quando falamos de oportunidades, devemos estar atentos quanto à forma de estabelecer essa remuneração.  Chiavenato(2010) afirma que “o dinheiro é um fator que pode motivar as pessoas, desde que utilizado de maneira apropriada. A recompensa deve ser oportuna, no tempo certo e na medida certa”.

        2.1 BENEFÍCIOS

Quando falamos em benefícios, podemos citar como exemplo os planos de saúde e odontológico, vales refeição e alimentação, além de ajuda de custo para funcionários que utilizam o próprio veículo como meio de transporte para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com