TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabelas e graficos estatisticos

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Conflitos

Os conflitos são causados pelas divergências entre as diferenças dos interesses, objetivos e metas pessoais. Faz parte do ser humano. Tira o foco e o real objetivo das pessoas, conflito é um desacordo que ocorre quando uma das partes interfere no fato ocorrido. O conflito tem início quando uma das partes envolvidas traça ação para alcançar o seu objetivo, pode ser causando obstáculos ou omitindo tornando o conflito mais uma busca de metas. Pode se ocorrer entre pessoas, ou por grupos em uma organização. Assim como por mais de duas partes ao mesmo tempo.

Existem vários tipos de conflitos. Os mais graves são:

° conflito percebido – ocorre quando as partes percebem que as divergências existem e sentem que as metas são diferentes das dos outros. Fazem interferência ou bloqueio que chamado de Conflito latente.

° conflito experienciado: quando o conflito provoca sentimentos de raiva, medo entre as partes é chamado de conflito velado quando não está claro.

° conflito manifestado: chamado de conflito aberto quando pelo menos uma das partes expressa comportamento passivo ou ativo se manifesta sem dissimulação. Como administrado deve estar preparado e atento aos conflitos ocorrentes buscando soluções possíveis.

Condiçoes Antecedentes dos conflitos

        Existem dentro das organizações certas condições que tendem a gerar conflitos. São condições inerentes a natureza das organizações e tendem a criar percepções entre pessoas e grupos, as quais predispõe ao conflito.

Existem 4 condicoes antecedentes ao conflito:

° Ambiguidade de papel: quando as expectativas pouco claras e confusas, além de outras incertezas, aumentam a possibilidade de fazer com que as pessoas sintam que estão trabalhando para propósitos incompatíveis.

° objetivis concorrentes: como decorrência do crescimento da organização o grupo se especializa cada vez mais na busca de seus objetivos.

° recursos compartilhados: os recursos organizacionais são limitados e escassos. Essa quantidade fixa de recursos precisa ser distribuída e alocada entre grupos da organização, como o capital de giro, valores orçamentários e etc.

° interdependência de atividades: as pessoas e grupos de uma organização dependem uns dos outros para desempenhar suas atividades e alcançar seus objetivos.

O Processo de Conflito

O conflito começa a partir de um processo dinâmico onde as partes envolvidas se influenciam mutuamente. É a partir das condições antecedentes que são criadas as condições para ocorrer um conflito. Quando uma das partes percebe uma situação potencial de conflito (Percepção do conflito), é quando se desenvolve um sentimento de conflito e um comportamento conflitivo em relação a outra parte (Comportamento de conflito).

A ação de uma das partes faz com que a outra parte busque alguma forma de reação. Essas reações podem ser positivas ou negativas, podendo haver uma intensificação ou uma resolução do conflito (Resolução). Como mostra o esquema abaixo, o episódio de conflito refere-se às etapas do processo em que as partes interagem conflitivamente.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (119.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com