TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefas para a disciplina "História do pensamento de gestão"

Ensaio: Tarefas para a disciplina "História do pensamento de gestão". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Ensaio  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD2 - Período - 2013/2º

Disciplina: História do Pensamento Administrativo

Aluno: Marlon Eduardo

1 – Escolha uma organização de sua preferência e identifique um problema que ela esteja enfrentando ou que já enfrentou que dela exigiu um novo enfoque de trabalho. (2,0)(aula 15)

A Kodak é um bom exemplo de uma companhia em crise existencial que muda constantemente de enfoque de trabalho.

Primeiro, a empresa deixou de fabricar, filmes fotográficos- vistos como um anacronismo na era da câmeras digitais.

Recentemente, a Kodak anunciou que vai deixar de fabricar, as câmeras digitais. O motivo é simples: elas estão virando cada vez mais uma commodity no mundo dos bens de consumo. E, apesar de as vendas superarem as expectativas até da própria empresa, são um negócio deficitário.

A esperança da empresa , é investir no processo de impressão de fotografias digitais. A Kodak quer acelerar a abertura de lojas focadas neste serviço, bem como investir no atendimento de pedidos via internet.

2 – A partir de um problema qualquer, em sua empresa ou numa empresa qualquer, proceda as seguintes análises: (aula 16)

a) Identifique o sistema, se objeto de análise. Ex. Recursos Humanos, Produção, Marketing, etc. (1,5)

A Parmalat apresentou problemas de gestão, devido a vários incidentes com os seus fornecedores passou por processos judiciais e falhas nos abastecimentos de supermercados prejudicaram o desempenho da marca da empresa ou seja aconteceu problemas com o marketing da empresa,

Os supermercados queixam-se da não chegada de produtos da linha entre elas creme deleite e leite condensado.

b) Identifique seus elementos: Entrada, processamento, saída, feedback e ambiente.(1,5)

Entrada- Está em curso uma negociação entre a fabricante italiana de laticínios Parmalat e a Lácteos Brasil (LBR), resultante da fusão entre Bom Gosto e LeitBom. Trata-se da venda de 100% da LBR para a Parmalat por meio de uma troca de ações. Como resultado da operação, avaliada entre 2 bilhões e 2,5 bilhões, a brasileira se tornaria a maior acionista da empresa italiana, com algo entre 25% e 30% das ações do grupo.

Criada em dezembro do ano passado, a LBR fatura cerca de R$ 3 bilhões e é a maior fabricante de leite do Brasil. Seu principal acionista é a Monticiano - empresa do grupo GP investments e da Laep, detentora da marca Parmalat no Brasil - que tem 40,55% do capital. O Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) detém outros 30,28%. Wilson Zanatta, fundador da Bom Gosto, também é acionista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O SVQ – Sistema de Valorização da Qualidade da LBR – é um programa que tem por objetivo oferecer aos produtores de leite, parceiros da LBR, um novo modelo de formação do preço, valorizando, principalmente, a qualidade da matéria-prima.

Dentro deste programa são analisados aspectos fundamentais para se obter um leite com boa qualidade física, química e microbiológica, dentre eles: a CCS (Contagem de Células Somáticas), CBT (Contagem Bacteriana Total), Gordura e Proteína, que passam por análise nos laboratórios oficiais da Rede Brasileira Qualidade do Leite (RBQL).

Para que o sistema proporcione o resultado esperado, todos os supervisores e agentes de captação receberam treinamento, os transportadores foram credenciados e capacitados através da parceria dos laboratórios da RBQL e foram orientados para a forma correta de transporte e coleta do leite, que será entregue ao laboratório pelos próprios transportadores.

Saída- A LBR oferece um leque completo de produtos lácteos, produzidos com matéria prima de qualidade, para valorizar ainda mais a alimentação dos clientes.

Os leites, iogurtes, queijos frescos, requeijões e bebidas lácteas são excelentes opções para o café da manhã ou lanche da tarde e os queijos finos sofisticam ainda as refeições dos clientes

Feedback- Quanto ao feedback a LBR detentora da marca Parmalat é uma das marcas preferidas dos brasileiros, reconhecida pela qualidade, sabor e confiabilidade de seus produtos e está sempre preocupada em surpreender o consumidor com o melhor do leite e seus derivados.

Ambiente- A empresa conta além dos fornecedores de matéria-prima oriundos de fazendas de MG , com uma equipe de vendas que faz com que os produtos cheguem ao postos de venda.

A LBR conta com vários produtos licenciados que envolvem 9 marcas ¬– Parmalat, Poços de Caldas, Da Matta, Ibiturana, Bom Gosto, Leitbom, São Gabriel, Líder, Boa Nata.

3 – Pesquise na internet um modelo de planejamento estratégico utilizado por uma empresa de sua livre escolha e o analise com base nos seguintes elementos: (aula 17)

a) Análise do ambiente; (0,5)

A Unilever está comprometida com a diversidade no ambiente de trabalho, caracterizado por confiança e respeito mútuos, onde todos se sintam responsáveis pelo desempenho e pela reputação de nossa empresa.

Recrutam , empregam e promoverm funcionários somente com base nas qualificações e habilidades necessárias para o trabalho a ser executado.

Se compromete em oferecer condições seguras e saudáveis de trabalho para todos os funcionários. Não utilizaremos qualquer forma de trabalho forçado, compulsório ou infantil.

Está comprometidos a trabalhar junto com todos os funcionários para desenvolver e enriquecer as capacidades e habilidades de cada indivíduo. Nós respeitamos a dignidade do indivíduo e a liberdade dos funcionários de se associarem livremente. Nós manteremos boa comunicação com colaboradores através de informações sobre a empresa e de procedimentos de consulta.

b) Definição da missão; (0,5)

A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia.

c) Visão; (0,5)

A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com