TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: História do Pensamento Contábil

Por:   •  1/6/2017  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Disciplina: História do Pensamento Contábil

Aluno (a):Matheus Perondi Gonçalves

Escola Contista

Leonardo Fibonacci (1170) foi um grande matemático italiano, em 1202, escreveu o livro “Liber Abaci”, onde ficou conhecido pela descoberta da sequência de Fibonacci. O “Liber Abaci” ajudou no estudo da álgebra nos meios escolares e abacistas local onde as pessoas usavam ábaco, os abacistas fizeram de tudo para impedir a disseminação dessa técnica de Fibonacci, pois eles dominavam a arte do cálculo em ábacos, mas a facilidade venceu, assim a contribuição de Fibonacci para a Escola Contista foi a praticidade nos cálculos, já os autores a seguir ajudaram no aprofundamento contábil.

        Luca Pacioli (1494), um frei italiano que foi o responsável pela divulgação do método das partidas dobradas, considerado o matemático do século XV foi de suma importância para o surgimento da escola Contista, foi ele quem escreveu o livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e proporcionalidade), no capítulo “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas). Ele mostra que a teoria contábil de debito e credito corresponde a teoria dos números positivos e negativos, trata-se que cada lançamento o valor total lançado nas contas debito deve ser igual ao total do valor lançado nas contas a credito. O Capitulo 1 do tratado XI Pacioli mostra três requisitos para que alguém possa ter um negócio: dinheiro ou propriedade, habilidades em cálculos mercantis e conhecimento de contabilidade. Nesse mesmo capitulo fala sobre o inventario, as classificações de contas e qual esquema utilizar no lançamento contábil, já no capitulo 2 ele faz a definição e descreve o inventario, no capitulo 3 apresenta exemplos, no capitulo 4 mostra algumas explicações de como registrar itens no inventario, já o capitulo 5 Pacioli explica como organizar os lançamentos contábeis, nos capitulos posteriores a esses ele explica sobre os livros contábeis.

        Benedetto Cotrugli (1458) foi um comerciante croata que escreve o livro Il libro dellárte de mercatura também sobre o metodo das partidas dobradas, criou esse livro, pois achava que os comerciantes da época deveriam saber registrar corretamente os lançamentos de suas contas e isso determinaria o resultado de seus negócios. Apesar de ter escrito o livro antes que Pacioli ele não foi publicado por ser manuscrito, assim não houve grande repercussão. Somente após 115 anos foi impresso, na cidade de Veneza, com o nome de “Della mercatura e del mercante perfetto”, por Francesco Patrizi.

Conclusão

Portanto a escola Contista foi de suma importância para a contabilidade, nela que foi criada a base da contabilidade começando por Leonardo Fibonacci com sua teoria que facilitou a matemática, após veio Benedetto Cotrugli um comerciante que quis facilitar sua profissão e ajudar outros que exerciam a atividade escrevendo assim sobre o método das partidas dobradas, foi infeliz por não ter publicado seu livro assim acabou não se tornando o pai da contabilidade, já Luca Pacioli foi um Frei apaixonado por matemática, teve a felicidade de traduzir e publicar a teoria das partidas dobradas, o livro dele trouxe grande avanço para a contabilidade assim se tornou o pai da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com