TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRE PROJETO ANHANGUERA TCC

Dissertações: PRE PROJETO ANHANGUERA TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  3.893 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA

Tema: Fundamentos do Micro empreendedorismo

Matéria: Administração das Micro e Pequenas Empresas

Nome do Aluno (a): Roberson R. Lazuta. RA: 4436881996

Marlon Roberto De Oliveira RA:

Jennifer Jennifer Cabral Cavalcanti RA:

CURSO: Administração

Semestre: 7º semestre

Ano: 2013.

Trabalho de Projeto de Atividade I

Tema: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

Tema:

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Resumo

O assunto mais discutido atualmente em todas as mídias de comunicação é a sustentabilidade ambiental com a respectiva participação das empresas. Com qual intensidade a gestão sustentável pode ser aplicada em empresas ou até mesmo em pequenos gestos da atividade humana e social, desta forma desenvolveremos esse projeto para demonstrar por meio de pesquisas e teoria que por menos que seja, todo esforço é bem vindo.

Introdução

A forma como no período industrial e pós industrial a sociedade mais desenvolvida tem tomado decisões, tem trazido preocupações em face do esgotamento de recursos renováveis e ameaças ao futuro da humanidade sobre a face da terra.

Atualmente o debate se faz sobre o desenvolvimento sustentável e juntamente como ele vem a questão da responsabilidade social das empresas corporativas. Em outras palavras, como uma empresa inserida no sistema capitalista de produção cujo objetivo principal deve ser maximização de seus lucros, cresce e se desenvolve de uma maneira socialmente responsável, isto é, respeitando o meio ambiente e a sociedade.

O objetivo deste trabalho é desenvolver os principais aspectos que envolvem a responsabilidade social empresarial ou corporativa e o processo de decisão destas empresas corporativas. O sistema de mercado requer que a economia cresça e que as empresas sejam bem sucedidas na competição.

A responsabilidade social empresarial vem sendo utilizada pelas empresas como diferencial competitivo, sendo que as mais engajadas são exatamente as maiores corporações, pois além de possuir condições de desenvolver projetos no meio social, possuem recursos suficientes para divulga-los conquistando o consumidor e fidelizando - os a sua marca e a seus produtos ou serviços.

As empresas não entregam somente seu produto ou serviço, mas a eles agregam a imagem que desejam projetar e a confiabilidade quanto a qualidade do que se esta sendo entregue. Assim, caso a empresa adote uma postura de sustentabilidade no longo prazo, ela deverá agregar uma imagem transparente e ética no seus negócios.

Objetivo

Com o passar dos anos a principal preocupação humana era com o desenvolvimento econômico da população sem se importar com o meio ambiente. A importância da economia e de utilizar os recursos naturais a favor da humanidade e produzir cada vez mais produtos para o conforto dos seres humanos fez com que a preocupação do meio ambiente ficasse para trás ou talvez nunca tivesse uma preocupação em nível mundial com o meio ambiente, pois a ambição do sistema trouxe o conceito da produção e/ou industrialização muito forte fazendo com que as consequências não fossem estudadas ou dadas à devida importância. Ao decorrer dos anos a natureza vem dando avisos de que não suportará mais a industrialização em ritmo acelerado e sem preocupação com o meio ambiente, já vemos sinais de mudanças climáticas drásticas, degelo dos polos e a área verde que se perde com o decorrer do tempo. Isso preocupa a humanidade agora de certa forma que qualquer atitude voltada ao meio ambiente seja vista de forma inovadora e consciente fazendo assim as pessoas voltarem seus olhos para empresas ou pessoas que praticam o uso da consciência ambiental, temos hoje varias publicações voltadas ao tema de sustentabilidade quase toda a empresa de grande porte para melhor aparência dentro do marketing e perante as pessoas pratica a sustentabilidade, divulgam para a sociedade ao redor e aos seus funcionários aguardando que isso se espalhe como um compromisso da empresa para com a vida em todos os sentidos.

Nosso objetivo é conscientizar a população e as grandes empresas que essa atitude é o futuro de cada um de nos e uma grande jogada de sucesso empreendedor. Captar algumas atitudes que algumas empresas implantaram.

Diante do exposto este trabalho tem por objetivo abrir mente de novos e velhos empreendedores para que eles possam captar as atitudes sustentáveis da era ambiental.

Conceitos:

Desenvolvimento Sustentável: É a utilização dos recursos do planeta de forma eficaz no intuito de satisfazer as necessidades atuais, sem impedir que as gerações futuras se privem desses recursos e possam evoluir normalmente. ( Parente, 2004, p.7).

Consumo Consciente: Trata-se do consumo de bens e serviços que atendam ás necessidades individuais e melhorem a qualidade de vida, sem afetar de forma negativa o meio ambiente, evitando o desperdício dos recursos naturais de modo a preserva-los às futuras gerações. ( Parente 2004, p. 7).

Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa: É entendida como a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis como o desenvolvimento sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com