TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INVESTIMENTO - PARTE TEÓRICA

Por:   •  9/11/2015  •  Monografia  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

SEÇÃO 1- PROJETO DE INVESTIMENTO -PARTE TEÓRICA

1.1 Conceito de projeto de investimento

O projeto de investimento é um conceito entendido em duas acepções: enquanto plano (intenção) de investimento e enquanto estudo (processo escrito) da intenção de investimento (negócio). Como o estudo é a tradução no papel da intenção de investimento as duas concepções são equivalentes sendo reunidas no dossiê do projeto de investimento. Enquanto plano de investimento, o projeto é uma proposta de aplicação de recursos escassos que possuem aplicações alternativas a um negócio, que se espera, gerara rendimentos futuros durante um tempo, capazes de remunerar a APLICAÇÃO (BRANCO; RENATO H. F; KEELING, RALPH).

1.2 Tipos de projetos de investimento

São tantos os tipos de projetos quanto os critérios adotados para classificá-los:

Por setor de atividade:

Na perspectiva macroeconômica é um conceito bastante utilizado onde os projetos são classificados de acordo com a agregação setorial tradicional em:

Projetos agrícolas; industriais; comerciais e de serviços.

Por natureza do investidor:

Esta é uma classificação subjacente a todos os projetos de investimento:

Projetos públicos – são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social.

Projetos privados são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores (trecho retirado do livro Analise de investimentos de Rodolfo Leandro de Faria).

Por relação com a atividade produtiva:

Projetos diretamente produtivos – são projetos que desenvolvem atividades produtivas dando origem a bens e serviços transacionáveis no mercado (RALPH, 2012).

Projetos indiretamente produtivos – são projetos que desenvolvem atividades secundarias de suporte a atividade produtiva ajudando a sua implementação (RALPH, 2012).

Projetos sociais – são projetos não relacionados com a atividade produtiva cujo objetivo é garantir o funcionamento do sistema politico e social ajudando a uma sustentável melhoria do bem estar (RALPH, 2012).

Por objetivo de investimento:

Classificação utilizada mais no âmbito da empresa:

Investimento de reposição ou substituição – é um investimento em que se substituem equipamentos usados ou obsoletos por equipamentos novos com as mesmas características técnicas dos equipamentos substitutos (RALPH, 2012).

Investimento de modernização ou racionalização – é um investimento que substitui equipamentos usados ou obsoletos por equipamentos novos com características técnicas diferentes de forma a permitirem quer produzir mais aos custos antigos quer produzir o mesmo com custos mais baixos (RALPH, 2012).

Investimento de expansão – é um investimento que permite aumentar a capacidade de produção, permitindo a empresa fazer face ao aumento da procura.

Investimento de diversificação ou inovação- é um investimento que permite produzir novos produtos, permitindo a empresa fazer em face de alterações na preferencia dos consumidores (RALPH, 2012).

Investimento estratégico ou de elevado potencial tecnológico – é um investimento cujo objetivo é o de dar uma vantagem estratégica à empresa numa perspectiva dinâmica; este investimento possui rentabilidade nula ou dificilmente mensurável como os investimentos em publicidade, na formação de pessoal etc. (RALPH, 2012).

Por relações entre investimentos:

Esta classificação é importante em termos da metodologia de avaliação do projeto.

Projetos independentes – são projetos não relacionados quer em termos técnicos, quer em termos financeiros ou comerciais sendo por isso programável simultaneamente (RALPH, 2012).

Projetos dependentes - projetos mutuamente exclusivos - são projetos dependentes de forma que a aceitação de um induz a rejeição de outro (RALPH, 2012).

Projetos complementares – são projetos dependentes em que a implementação de um induz a implementação do outro(RALPH, 2012).

1.3 Duração de um projeto

Muitas pessoas classificam os projetos em termos de duração. Os três mais comuns são:

- Curto prazo – 01 mês a 01ano;

- Médio prazo – até 02 anos;

- Longo prazo – mais de 02 anos.

Apesar das diferentes durações, podem existir projetos complexos e dispendiosos com prazos curtos ou médios ou então projetos simples e baratos com um longo prazo de implementação (BRANCO; RENATO H. F.; KEELING, RALPH.2012).

1.4 Premissas e restrições de um projeto

Identificar e validar as premissas e restrições de um projeto é fundamental para alcançar o sucesso no encerramento de um projeto (BRANCO; RENATO H. F.; KEELING, RALPH.2012).

Premissas são hipóteses, condições que assumimos como verdade para alcançar um objetivo exclusivo. Para os processos de planejamento sempre consideramos as premissas como certas, reais e seguras. As mesmas devem ser precisas e especificas. Todas as premissas geram riscos ao projeto(BRANCO; RENATO H. F.; KEELING, RALPH.2012).

Restrições são limitações impostas interna ou externamente ao projeto. As restrições normalmente estão vinculadas a orçamento, cronograma, recursos e escopo Respeitar as restrições é fundamental para o sucesso do projeto(BRANCO; RENATO H. F.; KEELING, RALPH.2012).

1.5 Estudo de viabilidade de um projeto de investimento

Um estudo de viabilidade econômica e financeira (EVE ou EVET) deve ser realizado sempre que um novo projeto esteja em fase de avaliação. Esse projeto pode ser tanto a expansão do seu negócio quanto a própria abertura da empresa(BRANCO; RENATO H. F.; KEELING, RALPH.2012).

O grande benefício desse tipo de analise é conseguir visualizar através de projeções e números o real potencial de retorno do investimento em questão e, portanto, decidir se as premissas estão interessantes e se o projeto deve ir adiante ou não(BRANCO; RENATO H. F.; KEELING, RALPH.2012).

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com