TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc monografia

Por:   •  20/9/2015  •  Monografia  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO
  1. Tema

Atualmente, no que se refere a tecnologias informacionais, a sociedade mundial está mais integrada devido aos avanços tecnológicos nesta área. A globalização tem quebrado barreiras que impediam a comunicação de várias entidades.

[...] a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre. Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. (PENA, [2015]).

As empresas, devido a essa globalização mundial, aprimoraram seus processos de comunicação, controle e transporte a fim de continuarem potencialmente competitivas no mercado. A concorrência agora não é apenas a nível local, mas sim mundial. Dois desses processos do mundo corporativo, os quais são o recrutamento e seleção de novos funcionários, também foram afetados com todas essas mudanças globais.

A internet possibilitou a criação de mecanismos que aproximam as pessoas. Atualmente os indivíduos da sociedade podem armazenar informações pessoais e profissionais em sites que tem por objetivo interligar pessoas com interesses afins. Redes sociais e classificados de empregos são criados usando estes recursos virtuais. Empresas podem então recrutar, de uma maneira mais rápida e economicamente viável, os melhores profissionais para composição de seus quadros de funcionários; usando para tal, na maioria das vezes, os classificados on-line. Os trabalhadores por sua vez, utilizando os mesmos recursos têm a chance de mostrar suas qualidades, valores, interesses e outros. Os classificados virtuais disponibilizam uma ágil maneira para as empresas de divulgarem suas vagas, onde milhares de profissionais podem tomar conhecimento da existência de tais oportunidades. Através das redes sociais, os recrutadores podem observar e avaliar pessoas considerando os dados que estas disponibilizam na internet. Obviamente a avaliação com base em redes sociais não tem caráter decisivo como uma entrevista, mas potencializa a escolha de candidatos.


  1. Problema

Toda essa nova dinâmica de relacionamento entre empresa e possíveis funcionários, exige destes últimos uma participação ativa no processo, bem como um bom conhecimento do funcionamento destes novos canais de comunicação. Para aquele que almeja uma oportunidade de trabalho a ser adquirida pela internet é necessário interatividade constante com os meios que essa rede proporciona, pois as informações neste ambiente surgem de forma muito rápida. Uma única vaga de emprego pode vir a ser de conhecimento de milhares de pessoas e é razoável que quem está melhor qualificado tem maiores chances de aprovação. Assim posto, busca-se responder a seguinte questão: Qual o meio mais utilizado por parte dos funcionários da empresa ????????????????, entre redes sociais virtuais ou site de classificados de empregos, no momento de conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho?

  1. Hipóteses

A utilização de redes sociais;

A utilização de sites de classificados virtuais de empregos;

Desconhecimento dos novos canais de recrutamento e seleção;

Utilização de outros meios mais tradicionais;

Utilização dos meios virtuais com limitações no conhecimento necessário.

  1. Justificativa

A grande utilização da internet para se procurar emprego é algo evidente nos dias atuais. É grande também o número de empresas que oferecem vagas utilizando os meios eletrônicos. Seja por economia de recursos financeiros ou de tempo, cresce de maneira gradativa o número de usuários que participam de processos de seleção disponibilizados por sites especializados, páginas corporativas ou redes sociais. Porém pouco se tem pesquisado à respeito da predileção de uso dos meios eletrônicos hoje disponíveis por parte dos que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Fala-se muito das vantagens, desvantagens, pontos fortes e fracos destes novos meios deixando de lado a percepção que os usuários possuem sobre qual alternativa, entre tantas oferecidas, melhor se aplica em suas buscas.

A fim de facilitar a compreensão desta proposta de pesquisa, pode-se agrupar em dois grupos os dispositivos virtuais que a internet franqueia para seleção e recrutamento, a saber: redes sociais e sites de classificados empregatícios. É importante se revelar quais destes dois meios é mais freqüentemente trabalhado a fim de que se possa revelar melhores formas de utilização dos mesmos.

Assim posto, esta pesquisa mostra que existem várias vantagens para trabalhadores em se utilizar os recursos da internet na área profissional, pois uma aproximação de partes com interesses comuns é possível e de uma maneira rápida. Os profissionais podem criar grupos de apoio e empresas podem divulgar vagas ao maior número possível de pessoas, bem como ter a oportunidade de conhecer melhor estes.

Todo esse movimento de, por um lado, se buscar o melhor candidato e por outro de se conquistar a melhor vaga, acontece agora de uma maneira muito rápida e obviamente levará vantagem aquele que melhor dominar os novos canais de comunicação existentes atualmente.

  1. Objetivos
  1. Objetivo Geral

Investigar qual o meio mais utilizado por parte dos funcionários da empresa ????????????????, entre redes sociais virtuais ou site de classificados de empregos, no momento de conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.

  1. Objetivos Específicos
  1. Descobrir se funcionários da empresa ???????????????? dominam técnicas de busca de novo emprego através de redes sociais;
  2. Averiguar a percepção dos funcionários da empresa ???????????????? sobre a influência das redes sociais no processo seletivo;
  3. Detectar o meio virtual é mais utilizado entre os pesquisados: redes sociais ou sites de empregos;
  4. Examinar os motivos da predileção dos entrevistados;
  5. Medir a utilização dos meios tradicionais de busca de emprego como classificados de jornais e agências de empregos.
  1. Metodologia

A fim de se atingir os objetivos propostos neste trabalho a metodologia empregada será pesquisa bibliográfica descritiva. Esta pesquisa terá por base livros, revistas, artigos ou periódicos; podendo ser em materiais impressos ou disponibilizados em site da internet que tratem do tema. Tudo isso a fim de coligir pensamentos de vários autores conhecedores do tema proposto. Serão utilizados questionários que serão apresentados a funcionários da empresa ????????? para se buscar características comportamentais face à utilização de redes sociais virtuais ou classificados de empregos na internet no momento de busca de um novo emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com