TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA TCC DESENVOVIMENTO

Por:   •  16/6/2015  •  Monografia  •  4.834 Palavras (20 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

O BRINCAR NA EDUCAÇAO INFANTIL: O papel dos brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 3 a 5 anos

OLIVEIRA, Ilsa de fatima[1]

                                                                                                                             RU 935260

                                                                                          SOBRENOME, Nome do professor[2]

RESUMO

  1. INTRODUÇÃO

Não é de hoje que a brincadeira faz parte do universo infantil. Desde o início da humanidade, é através do lúdico que a criança toma posse da sua imagem, do seu espaço, do seu meio sociocultural, interagindo com o ambiente que vive junto com outras. Brincar não deixa de ser uma forma de comunicação, já que é por meio dela que a criança pode reportar o seu cotidiano. O ato de brincar influencia diretamente o processo de aprendizagem da criança ao possibilitar a elaboração da reflexão, da independência e da criatividade, criando, desta forma, uma relação direta entre jogo e aprendizagem.

Antes de definir a brincadeira infantil, destacamos a contribuição do brincar para o desenvolvimento absoluto do ser humano como um todo. Assim, é preciso conscientizar pais, educadores e sociedade sobre o quão importante é vivenciar na infância, esta forma prazerosa de aprender. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona que a própria criança estabeleça regras que valem para ela mesma e para o grupo. É apenas uma prévia do que a criança viverá em sociedade quando adulta.  Aos poucos, e por meio do lúdico, ela vai aprendendo a resolver conflitos e levantar hipóteses sobre as situações que vivencia e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade em compreender os vários pontos de vista, e de demonstrar que quer ser entendida e que tem opinião própria. É de muita importância ter essa percepção e estimular a capacidade criativa das crianças, porque é assim que elas vão elaborando as várias formas de relacionamento e um mundo sob a sua lógica infantil.

Na definição do dicionário Aurélio (2003), brincar é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", e também "entreter-se com jogos infantis". Isso significa que brincar faz parte de nossas vidas desde que nascemos. Se bem que nem todos têm esse direito respeitado.

As crianças da Educação Infantil compartilham um conjunto de situações que lhes é oferecida com frequência e de forma regular, com o objetivo de proporcionar a elas o bem-estar durante o período em que ficam na escola e para que possam construir valores essenciais em termos de interação social, assim como a independência e a cooperação. Ao oferecer um espaço onde possam brincar e dividir esse momento com os outros, a Educação Infantil valoriza a interação com a cultura como eixo que reforça a estrutura da aprendizagem nessa etapa do ensino.

Portanto, este trabalho se justifica por compreender que a técnica utilizada em atividades lúdicas com jogos e brincadeiras anos desenvolve habilidades e aprendizagens fundamentais para a formação social, cognitiva das crianças de 3 a 5 anos.

Os jogos são ferramentas lúdicas de aprendizagem que proporcionam, de forma agradável e eficiente, evolução no processo de comportamento e ainda, na aquisição de novos conhecimentos. Proporcionar aprendizado por meio de jogos em sala de aula é a maneira mais agradável, segura e moderna de ensinar. Desta forma lúdica, as crianças têm a oportunidade de aprender de um jeito diferenciado. As crianças da faixa etária entre 3 e 5 anos, estão num período de grande criatividade, dramatizando tudo que está em sua volta, e fantasia quase todas as situações reais. Para ela, os brinquedos mais indicados são os carrinhos e as bonecas.

Obviamente, a escola precisa manter a seriedade que a missão lhe impõe, e isso inclui encarar a forma como interage com as crianças, com a mesma seriedade. Mas apresentar o seu lado sério, não significa que tenha que agir com rigor e castração, e sim, de uma maneira que consiga alcançar o universo infantil para só então, desempenhar sua principal função que é a de formar o lado afetivo e intelectual de cada criança. É necessário que a escola dê valor a esta postura de buscar o conhecimento por meio do lúdico, pelo prazer de estudar, sem que isso prejudique o processo de aprendizado, que por si só, já um processo prazeroso.

O objetivo desse estudo monográfico é oferecer aos Educadores de Educação Infantil uma proposta educacional relacionada aos valores éticos, morais, afetivos transmitido por meio das brincadeiras e jogos infantis. Assim como observar a influência dos jogos lúdicos no processo de aprendizagem das crianças; analisar as capacidades e os limites das crianças, a partir da execução de trabalhos; verificar se os jogos e as brincadeiras são entendidos como alternativa pedagógica e identificar como vem sendo a prática dos professores quanto aos jogos e brincadeiras em sala de aula.

2 O PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A educação lúdica não é algo que tenha surgido recentemente, pelo contrário. Desde a antiguidade, sempre foi aplicada e reconhecida como de grande importância para o desenvolvimento do ser humano. A diferença é que houve uma evolução. Nos dias atuais, o lúdico é aplicado por meio de estratégias variadas.

Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a própria mãozinha e, mais adiante, com a mãe. Assim como aos poucos vai coordenando, agilizando e dotando seus gestos de intenção e precisão progressivas, vai aprendendo a interagir com os outros, inclusive com seus pares, crescendo em autonomia e sociabilidade (OLIVEIRA, 2002).

Com as brincadeiras, as crianças atingem um estado de prazer muito grande, levando-as a momentos de muita descontração e, consequentemente, dando asas às novas ideias criativas que facilitam o processo de aprendizagem de novos conteúdos e favorecem a confiança em si própria e também no grupo no qual está inserida.

Ao obter essa consciência, a escola se dá conta de que, por meio do lúdico, as crianças têm chances de crescerem e de se adaptarem ao mundo em que é preciso viver em sociedade. O lúdico precisa ser considerado parte integrante da vida do indivíduo não só no que se refere ao divertimento ou também como uma forma de descarregar tensões, mas também, uma forma de penetrar na realidade social do ambiente em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com