TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de Amostragem

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Aula 03 Interferência Estatística

Técnicas de Amostragem

Amostragem Não Probabilística: Os elementos da amostra não são escolhidos de forma aleatória. O pesquisador determina quem será escolhido.

 Principais Tipos

  • Amostragem por acessibilidade ou por conveniência
  • Escolha a esmo
  • Impossibilidade de sorteio
  • Amostragem intencional ou por julgamento
  • Voluntários

Amostragem por acessibilidade ou por conveniência: frequentemente utilizada para geração de ideias em pesquisas exploratórias. É empregada quando se deseja obter informações de maneira rápida e barata (Ex.: Colocar linhas de telefone adaptadas para que durante um programa de televisão os telespectadores possam dar suas opiniões. Pesquisas “Brasil Urgente”)

Escolha a esmo: O pesquisador, para simplificar o processo, procura ser aleatório sem, no entanto, realizar propriamente o sorteio. (Ex.: Pesquisas de opinião na Av. Paulista)

Impossibilidade de Sorteio: Se a população for líquida ou gasosa (Ex.: Qualidade do ar)

Amostragem intencional ou por julgamento: O pesquisador deliberadamente escolhe certos elementos para pertencer à amostra, por julgar tais elementos bem representativos da população. (Ex.: Questionários aos líderes de uma comunidade, por julgar que eles tenham opiniões representativas)

Voluntários: O pesquisador espera que voluntários cheguem até a pesquisa (Ex.: Blind Test realizado pelos alunos do segundo semestre de Administração e de Marketing na ESPM)

Amostragem Probabilística: É possível extrair conclusões que podem ser generalizadas para toda a população, algo que não podemos fazer na não probabilística. Os componentes são da amostra são extraídos da população de acordo com probabilidades conhecidas.

Principais Tipos

  • Amostragem aleatória simples
  • Amostragem estratificada
  • Amostragem sistemática
  • Amostragem por conglomerados´

Amostragem Aleatória Simples: A população é numerada e os números são sorteados aleatoriamente. A amostra será composta de X correspondentes numerais. (Ex.: Antidopping utilizado na Libertadores da América)

Amostragem Estratificada: Utilizada em populações divididas em grupos já conhecidos, de maneira que cada grupo tenha seus representantes proporcionalmente. (Ex.: O que os torcedores de times da Série A pensam da arbitragem?  N= número de torcedores de clubes na série A /// L= número de times ///  Ni = Número de torcedores de cada time /// n = tamanho da amostra selecionada)

Amostragem Sistemática: Exige que cada elemento da população possa ser identificado de acordo com sua posição, o que só pode ser feito em caso de se poder identificar a posição de cada membro num sistema ordenado.  (Ex.: Tem-se N unidades (digamos N = 100) a serem escolhidas e precisa-se de uma amostra de tamanho n (digamos n =10); Dividimos N por n = 100/10 = 10 (N/n); Selecionamos ao acaso um número entre 1 e 10 – por exemplo, 7; primeira unidade a ser escolhida será 7ª, a segunda a 17ª, a terceira 27ª e assim por diante)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com