TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto Técnicas de Pesquisa Amostragem.

Por:   •  6/7/2019  •  Dissertação  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 5 de Metodologia do Trabalho Científico

Aluno:

Curso: Ciências Contábeis                                Data entrega: 09/04/2019

Tarefa: Resumo do texto técnicas de pesquisa - Amostragem.

O universo é o grupo mais abrangente de elementos que que você pretende representar na pesquisa a ser estudada. Enquanto que a amostra é um subgrupo desse grupo dentro desse universo que irão responder à pesquisa. Os dois tipos de amostragem são: probabilística e a não probabilística.

A amostragem probabilística é aquela em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento tem igual probabilidade de ser sorteado para a amostra independente de qualquer outro elemento. É a mais recomendada porque se conhece a probabilidade de todas as combinações amostrais possíveis, para se garantir representatividade da amostra, pois o acaso será o único responsável por eventuais discrepâncias entre população e amostra. Permite a inferência estatística. Pode ser classificada como amostragem aleatória simples, sistemática, aleatória de múltiplo estágio, por área, por conglomerados ou grupos, de vários degraus ou estágios múltiplos, multifásica ou em várias etapas, estratificada e amostra-tipo, amostra principal, amostra a priori ou amostra-padrão.

Na amostragem aleatória simples, todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser selecionado. É o processo mais elementar e muito utilizado. Vários meios podem ser usados, desde que ofereçam a mesma probabilidade de seleção de um elemento da amostra. Este tipo de amostragem tem fácil compreensão e seus resultados podem ser projetados para a população-alvo. No entanto, esta amostragem tem com desvantagem que geralmente resulta em menor precisão com maiores erros do que outras técnicas de amostragem probabilística e pode não resultar em uma amostra representativa.

A amostragem aleatória sistemática trata-se de uma variação da amostragem simples, que é conveniente quando a população está ordenada segundo critério, como fichas de um fichário. Escolhe-se um ponto de partida e seleciona-se cada k-ésimo elemento da população como, por exemplo,  em uma fábrica de lâmpadas, a cada 100 peças produzidas, uma é retirada para teste.

A amostragem em estágios múltiplos é o método no qual a seleção da amostra se desenvolve em uma sucessão de estágios: Em uma pesquisa com alunos do ensino médio foram sorteadas as escolas e depois as turmas (amostra por conglomerados). Depois de cada turma, foram sorteados 25% dos alunos do sexo masculino e 25% do sexo feminino (este tipo de amostra é aleatória estratificada)

A amostragem por área é usada quando não se conhece a totalidade dos componentes da população e pode ser encontrada mais facilmente por meio de mapas cartográficos ou fotos aéreas. Geralmente ocorre com pesquisas rurais. É feita dividindo-se o mapa em quadrados como unidades.

Na amostragem por conglomerado, a população é dividida em diferentes grupos ou setores e extrai-se uma amostra apenas dos conglomerados selecionados, e não toda a população. O ideal seria que cada conglomerado representasse tanto quanto possível o total da população. Este tipo de amostragem tem vantagens logísticas na sua aplicação, porém aumenta a complexidade da análise estatística, porque os indivíduos de um mesmo conglomerado tendem a ter uma certa homogeneidade.

A amostragem de vários degraus ou estágios múltiplos é a combinação de vários tipos de amostragem, ou seja, uma pesquisa pode ser empregada iniciando por uma amostragem aleatória simples, depois passar para uma sistemática e em seguida utilizar a amostragem por área e assim por diante ou vice-versa, começar por uma amostragem por conglomerado e passar por outros tipos de amostragem e terminar por amostragem estratifica.

A amostragem em várias etapas é feita principalmente em grandes amostras, ou seja, na fase inicial é feita a separação de um grupo menor, para, nessa segunda fase, fazer uma pesquisa mais aprofundada num universo menor e especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com