TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Amostragem Probabilistica

Exames: Técnicas De Amostragem Probabilistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 3

C) Técnicas de Amostragem Probabilística

Segundo Guimarães (2008, p.15), existem dois tipos de amostragem: probabilística e não probabilística.

A amostragem será probabilística se todos os elementos da população tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Uma amostragem não probabilística é obtida quando o acesso a informações não é tão simples ou os recursos forem limitados, assim o pesquisador faz uso de dados.

A amostragem probabilística implica sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

Segue as principais técnicas de amostragem abaixo:

• Amostragem aleatória simples

É equivalente a um sorteio lotérico. Todos os elementos da população têm igual probabilidade de pertencer à amostra e todas as possíveis amostras têm igual probabilidade de ocorrer.

Por exemplo: a amostragem simples ao acaso pode ser realizada numerando-se a população de 1 a N, sorteando-se, a seguir, por meio de um dispositivo aleatório qualquer, n números dessa sequência, os quais correspondem aos elementos sorteados para a amostra.

• Amostragem sistemática

Quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente. Mas, se a ordem dos elementos na população não tiver qualquer relacionamento com a variável de interesse, então a amostragem sistemática tem efeitos equivalentes à amostragem casual simples, podendo ser utilizada sem restrições.

Por exemplo: em uma linha de produção, podemos, a cada dez itens produzidos, retirar um para pertencer a uma amostra da produção diária. Assim, teremos uma produção total de N itens e extrairemos uma amostra de tamanho n, selecionando as unidades a cada dez itens. Para seleção do primeiro item, um número entre 1 e 10 é sorteado aleatoriamente e os demais subsequentes são obtidos sistematicamente.

Por exemplo, as unidades sorteadas poderão ser 8, 18, 28, 38, 48, e assim por diante, repetindo-se o procedimento até o N-ésimo item. Denomina-se k = N/n como a razão de amostragem. No exemplo, portanto, k = 10.

• Amostragem estratificada

A população se divide em subpopulações ou estratos. Assim, se o sorteio dos elementos da amostra for realizado sem se levar em consideração a existência dos estratos, pode acontecer que os diversos estratos não sejam convenientemente representados na amostra, a qual seria mais influenciada pelas características da variável nos estratos mais favorecidos pelo sorteio.

Por exemplo: a estratificação de uma cidade em bairros, quando se deseja investigar alguma variável relacionada à renda familiar; a estratificação de uma população humana em homens e mulheres, ou por faixas etárias; a estratificação de uma população de estudantes conforme suas especificações etc.

• Amostragem por conglomerados

Neste método, em vez da seleção de unidades da população, são selecionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com