TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica dietética amostragem

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Resultado e discussões

A padronização é essencial durante o planejamento de um cardápio, por exemplo. Assim, para que a preparação da receita seja realizada corretamente, são importantes a observação de alguns fatores, como: tempo e temperatura de preparo, tipo de utensílio utilizado e qualidade e quantidade dos ingredientes.

Como visto, o tipo de utensílio e a quantidade de ingrediente utilizado são fatores relevantes. Mas, infelizmente, existem obstáculos para que esta medição seja sempre precisa. Estes obstáculos estão ligados aos utensílios utilizados para medir e pesar, pois estes variam muito de acordo com o fabricante do produto. Outro grande obstáculo para a pesagem adequada é a pessoa responsável por manipular os utensílios e equipamentos, considerando que esta pode ser, por exemplo, desatenciosa no que tange às reais medidas (RETAMOSO; MESQUITA; OLIVEIRA, 2009).

As operações de pré-preparo e preparo, bem como a proporção entre ingredientes utilizados na preparação, interferem diretamente na sua qualidade nutricional e sensorial dos alimentos. Algumas vezes alterando a própria pesagem do mesmo. É necessário selecionar as técnicas e métodos de preparo, padronizar as quantidades de ingredientes, e planejar e controlar a produção de refeições, com o uso de ferramentas gerenciais para garantir um processamento de qualidade que gere produtos (alimentos e refeições) de fato saudáveis, saborosos e com custo em conta.

A reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, mesmo quando elaborado diversas vezes ou por pessoas diferentes.

Na tabela 1, encontra-se os valores médios obtidos na pesagem do laboratório de Técnica Dietética.

O peso médio do biscoito cream cracker no laboratório foi 5,39, um pouco abaixo da indicação de acordo com a Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar de Medidas Caseiras, tendo como base a fonte do IBGE onde o seu valor chega a ser 6,2. Deve-se levar em consideração que alguns alimentos industrializados pode haver alterações em relação ao seu peso por conta de alterações e adulterantes que variam de marca para marca.

O arroz cozido em relação a colher de sopa chega a pesar 37,87 um valor acima de acordo com Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar de Medidas Caseiras, tendo como base a fonte do IBGE em que a colher tem em média 25g. E a colher de servir consequentemente com um peso acima dos valores da revisão literária. Diversos fatores podem fazer ocorrer alterações consideráveis em relação as medidas. A reidratação do arroz, ou a perda do liquido pode ocasionar em mudanças significativas dos números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com