TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  19/4/2021  •  Monografia  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CÂMPUS GUARULHOS

Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Professora: Cristiane Santana Silva

Estudante: Diogo Souza e Silva – GU3012573

O Quinto Poder. Direção: Bill Condon. Produção: Bard Dorros, Steve Golin, Michael Sugar, Greg Yolen, Jonathan King e Jeff Skoll. Youtube. 2017. (128min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iZtrX03P_0s&feature=youtu.be>

Resenha: Julian Assange, interpretado pelo autor Benedict Cumberbatch, foi um criador de um famoso site da época chamado WikiLeaks, juntamente ao seu colega Daniel Domscheit-Berg, se juntando como cães de guarda secretos dos privilegiados e poderosos. Durante esta época, com um pequeno orçamento, criaram a plataforma que permitia dados sigilosos serem expostos de maneira anônima, lançando segredos governamentais e grandes crimes corporativos. O filme se inicia mostrando a importância da mídia tradicional da época, que foi substituída pela onda dos veículos online. Nesse momento a obra mostra a trajetória do Wikileaks até o seu sucesso, que, na época bombardeou a sociedade com informações sigilosas sobre a participação dos EUA na Guerra do Iraque, acarretando na fuga de Assange para a Embaixada do Equador, em Londres, a fim de não ser deportado. Assange é uma pessoa obsessiva e de personalidade forte, que procura expor todas as informações para a sociedade de maneira crua, diferente do seu amigo Daniel Berg que acredita que seja melhor editá-las antes, para não correr perigo. Com a proporção que o site acabou tomando, eles começaram a divulgar notícias difíceis de se obter, enquanto os veículos de comunicação tradicional que eram referências na época não conseguia tais feitos. Essa ousadia levanta debates sobre a ética na era virtual, entretanto essa visão não foi adotada por Assange e Daniel, visto que seus objetivos estavam em expor notícias de caráter sigilosos e mostrar para a sociedade os segredos das grandes corporações. Muitas informações foram importantes para a sociedade e um dos documentos que mais causaram consequência foi o vazamento da presença das tropas do exército no governo Bush no Afeganistão, que resultou na morte indevida de duas pessoas.

O filme, em conjunto de direção de cenas, trilha sonora de acordo com cada situação que se passa no filme resulta em uma grande obra feita pelos produtores.

De fato o filme retrata sobre segurança e privacidade no mundo cibernético, abordando diversas versões de histórias relacionado ao público diferentemente do que se via na época pelos veículos tradicionais. E como é tratado também no filme, qualquer um pode criar algo e jogar na internet. Mas quem garante a veracidade? Quanto vale o segredo diante de uma sociedade livre? Nem tudo que se encontra na internet é verdadeiro. Ideia inovadora, boas fontes e vasto conhecimento em tecnologia conseguiu expor à sociedade bancos, países e conversas sigilosas que causaram crises e conflitos. Esse foi o WikiLeaks.  

Diogo Souza e Silva, 18 anos. Estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com