TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em gestão em recursos humanos

Projeto de pesquisa: Tecnologia em gestão em recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.589 Palavras (27 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 27

PROCESSOS GERENCIAIS

Manaus / AM

Setembro/ 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Anhanguera-Uniderp como requisito de avaliação da disciplina de Processos Gerenciais, do Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos orientado pelo Prof.ª EAD

SUMÁRIO

1. Introdução 3[->0]

2. Planejamento 4

2.1 [->1]Planejamento Estratégico 5

2.2 Planejamento Tático 5

2.3 [->2]Planejamento Operacional 7

3. [->3]A Importancia do Planejamento 7

3.1Confronto dos professores Roberto Shinyasshiki e Paulo Barreto dos Santos 8

[->4]4. Definição de Planejamento 8

5. Planejamento do Projeto Universitário 10

5.1 Organização das atividades no Evento 11

6. Organização 11

7. Direção [->5] 12

8. Controle 13

9. Processos Administrativos 18

10. Considerações Finais 22[->6]

11. Referências Bibliográficas [->7]23

1. Introdução

Como toda empresa é parte integrante do seu ambiente. Enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa.

Administração significa, em primeiro lugar, ação. Enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa. Assim, o conhecimento objetivo sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico administrativo, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam direta ou indiretamente seus propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, estrutura, recursos, planos, programas, projetos, procedimentos, etc., e para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa os decomponham até que sejam transformados em ações e resultados.

A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais. Outros processos ou funções importantes, como coordenação, direção, comunicação e participação, contribuem para a realização dos quatro processos principais. O Processo Administrativo nos três níveis organizacionais

Neste contexto reflete-se a necessidade da identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno, para atingir metas e planos de ação que resultem em vantagem competitiva, com base na análise sistemática de mudanças ambientais previstas para um determinado período. E para este trabalho foi tomado como referência o planejamento estratégico que deve considerar a empresa como um todo e não apenas um de suas partes. É para esse efeito que as organizações adotam estratégias que possam proporcionar aos seus clientes mais valor do que a concorrência, aproveitando as potencialidades dos recursos à sua disposição, portanto, o planejamento estratégico não deve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar essas aspirações em realidade.

2. Planejamento

Planejamento é a primeira função administrativa, definindo objetivo para o futuro desempenho organizacional e decidindo sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.

O planejamento é a arma utilizada pelo administrador para orientar-se e alcançar os objetivos colimados, por intermédio de ações baseadas em métodos, planos ou lógica, e não ao acaso. Assim, planejar envolve soluções de problemas e tomadas de decisão.

A primeira das quatro funções administrativas - o planejamento - é definida como um processo de estabelecer objetivos e decidir o modo como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja atingir. Um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessário para atingir os objetivos. Os planos identificam os recursos necessários, as tarefas a serem executadas, as ações a serem empreendidas e os tempos a serem seguidos. Podemos definir planejamento como o processo de estabelecer objetivos e o curso da ação adequado para atingi-los.

Planejamento: funciona como a primeira função administradora, pois serve de base para as demais.

ü É uma reflexão que antecede a ação;

ü É um processo permanente e contínuo;

ü É sempre voltado para o futuro;

ü É uma relação entre as coisas a fazer e o tempo disponível para tanto;

ü É mais uma questão de comportamento e atitude da administração do que propriamente um elenco de planos e programas de ação;

ü É a busca da racionalidade nas tomadas de decisões;

ü É um curso de ação escolhido entre várias alternativas de caminhos potenciais;

ü É interativo, pois pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função de eventos novos ocorridos no ambiente externo e interno da empresa.

Neste texto, administração é definida como um processo contínuo e iterativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com