TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

(PROINTER III)

Prof. EAD Lucinéia Magalhães

Belo Horizonte / MG

2014

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

(PROINTER III)

Nome do tutor presencial Lucinéia Magalhães

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina PROINTER III, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Belo Horizonte /MG

2014

Introdução

Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.

A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negocio e propiciando satisfação aos empregados.

Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.

Para compreender um pouco mais, abordarei os seguintes temas: Técnicas de Recrutamento e Seleção, saúde e segurança do trabalho e as Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Desenvolvimento

Técnicas de Recrutamento e Seleção

Recrutamento e seleção é um subsistema que apesar de envolver duas funções parecidas pode ser conceituado de maneira separada. Araujo e Garcia (2009) reforçam essa afirmação relembrando que recrutamento e seleção são atividades totalmente interligadas e é difícil fazer uma separação total entre elas, porém cada uma se refere a um resultado final diferente.

O recrutamento é o “processo de identificação e atração de um grupo de candidatos entre os quais serão escolhidos alguns para, posteriormente, serem contratados para o emprego” (MILKOVICH; BOUDREAU, 2010 p. 162). Desta definição, podemos grifar como principal função do recrutamento, o conceito de “identificação de pessoas”, para que assim possa suprir a necessidades da organização naquele momento. Chiavenato (1997 p.115) ressalta que o recrutamento visa “abastecer adequadamente o processo de seleção”, que será o processo que dará seqüência após o recrutamento.

A seleção abrange o conjunto de práticas e processos que são usados para escolher, dentro todos os candidatos, aquele que parece mais adequado para a organização (LACOMBE, 2005).

Recrutamento e Seleção são fatores de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados dentro das organizações tanto positiva, quanto negativamente, dependendo dos talentos que estão sendo recrutados e selecionados.

As técnicas e procedimentos aplicados ao recrutamento podem ser observados pela maneira de como esse recrutamento é elaborado e descrito. E por se tratar de uma forma de divulgação de uma vaga em aberto, pode-se dizer que o recrutamento se trata de um anúncio ao mercado de trabalho.

Há muitos anos, quando se falava em recursos humanos, logo se associava a um departamento que cuidava da folha de pagamento dos funcionários de uma organização. Uma das funções do departamento de recursos humanos, dentro de uma organização, seja ela privada, governamental ou prestadora de serviços, é selecionar profissionais capacitados.

A norma de contratação funciona melhor sobre uma base proporcionada por análise de cargo, orçamento para a mão-de-obra e recrutamento. A análise de cargo, pela especificação de trabalho, nos diz qual a espécie de pessoa necessária para preencher adequadamente as responsabilidades do cargo. Uma análise da carga de trabalho e das características do atual contingente de mão-de-obra permite-nos fazer orçamento ou planejar nossas necessidades de mão-de-obra, sob o ponto de quantidade. O recrutamento feito com habilidade consegue um número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com