TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias informáticas que podem ajudar na gestão de negócios

Trabalho acadêmico: Tecnologias informáticas que podem ajudar na gestão de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

CuRso de Administração

6º SEMESTRE

DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Professor EAD: Mônica Satolani

Professor Presencial: Fabrício Perez Ferreira Professor - tutor: Leonardo de Oliveira Dresch

Pelotas, 21 de novembro de 2013.

SUMÁRIO

Introdução Geral 03

Etapa 1 – 03

Etapa 2 – 05

Etapa 3 – 08

Referências 12

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Talvez o grande desafio para o desenvolvimento das pequenas empresas ainda esteja no planejamento e visão futura, ou seja, estar pelo menos com uma perspectiva do que o mercado exigirá desta num curto, médio ou longo prazo, para que isto aconteça precisamos usar todas as ferramentas eprincipalmente saber interpretar e antever a solução menos impactante na empresa.

Após lermos os artigos sugeridos na elaboração desta ATPS, e abrirmos uma discussão sobre os mesmos, o grupo foi unânime em concordar que atualmente as empresas de pequeno porte ou familiares que são abertas possuem estas características de investir primeiro no produto ou serviço e muito após em tecnologia de controle, produção e gerenciamento da mão de obra, estoque, distribuição, venda e pós venda.

A falta de suporte e auxilio ainda é um fator determinante para o fechamento destas empresas num período inferior a dois anos desde sua abertura, para reverter esse fato o grupo lembrou-se do apoio técnico dado e exigido pelo Governo Federal aos trabalhadores rurais assentados que mantém um controle de gastos e despesas das verbas destinadas a eles para que não ocorra mau uso deste numerário, assim deste modo, garantindo que os financiamentos e empréstimos serão aplicados na propriedade.

Existem inúmeros sistemas gerenciais com aplicabilidade na indústria, comercio, prestação de serviço, logística e ate mesmo no setor rural, basta um pequeno ajuste pessoal, para que a “temida” tecnologia esteja trabalhando a nosso favor.

Citamos algumas aplicabilidades da tecnologia de informática que podem ajudar no controle do negocio:

Na indústria - controle da entrada e saída de matéria prima, resíduos, produtos defeituosos, produção (mínima e máxima), capacidade deexpansão e retração, custo e venda desgaste e produção do maquinário, etc.

No transporte - tempo e distancia do percurso, custo por veiculo, controle de motoristas e auxiliares, consumo por veículos, preço final do frete, etc.

No agro negócio - melhor época de plantio, cotações, quantidade de adubo a ser usado de acordo com o solo e tipo produto a ser cultivado, controle de produção por maquina, contratação e dispensa de funcionários, programação para melhorias na propriedade etc.

Na pecuária - controle de produção por animal, rotação de áreas, gestações e alimentação de acordo com a produção de cada animal e até mesmo seu ciclo de vida, controle da cotação da ração, etc.

No comércio - controle de entrada e saída, melhores fornecedores, prazos de entrega, estoque, funcionários, pagamentos, recebimentos, cadastros de clientes entre outras funções pré-alimentadas no sistema.

Na saúde - possibilita um controle das compras e vendas dos medicamentos e no setor público a distribuição as Unidades básicas de saúde, bem como remanejar excessos em uns e falta em outros, controle de vacinas, casos de DST(s), monitoramento das endemias e epidemias e ainda controle de hipertensos, diabéticos, gestantes (pré-natal), crianças (puericultura), etc.

Na educação - permite um controle pessoal de cada aluno, mostrando seu desenvolvimento e déficits de aprendizado ou evasão escolar em determinados períodos anuais, como na zona rural em épocasde colheita e plantio, planejamento das atividades escolares anuais, previsão e provisão de materiais didáticos a ser utilizada, elaboração prévia do cardápio nutricional, intercomunicação entre as secretaria da educação e da saúde para controle de presença de alunos cadastrados para o repasse de verbas dos programas como Bolsa- Família, bolsa escola (programas do Governo Federal), etc.

Bancos ou financeira - aprovação ou restrição de créditos, financiamentos, procura por clientes em potencial, oferta de produtos e serviços etc.

Setor imobiliário - Onde o maior investimento é à prestação e qualidade do serviço, com a era da tecnologia, o interessado tem a sua disposição programas elaborados pelas imobiliárias que lhe possibilitam maior comodidade quando procuram um serviço pretendido, esses setores lançam seus produtos na rede o que economiza tempo e dinheiro para as partes interessadas, o uso de programas neste setor, permite localização imediata do imóvel, procura por tipo, preço, e localidade do imóvel e ainda simula financiamentos e valor das prestações se for o caso.

Esses foram apenas alguns dos exemplos neste grande universo de programas que a tecnologia nos permite usufruir para melhor oferecer serviços e controle destes, lembramos que esses sistemas (programas) são adaptáveis as necessidades individuais de cada empresa ou prestador de serviço, cabendo aos gestores fazer a melhor escolha e o melhor uso do sistema deinformação gerencial, devemos sempre lembrar que em contra partida, temos o dever de saber interpretar os resultados dos dados revelados, investindo em treinamento e capacitações de pessoas, pois novas técnicas surgem a cada momento fazendo assim necessária as atualizações, senão terá sido em vão a tecnologia recebida, causando um efeito nulo ou até mesmo negativo na tomada de decisão.

ETAPA 2

Podemos afirmar que uma empresa esta em vantagem competitiva quando seus setores estão alinhados e em sintonia e sincronismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com