TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A revolução industrial foi um acontecimento que mudou radicalmente a forma da civilização ocidental.

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Homem, Cultura e Sociedade.

Tema: A revolução industrial foi um acontecimento que mudou radicalmente a forma da civilização ocidental.

Sim a revolução industrial foi um acontecimento que mudou radicalmente a forma da civilização ocidental. Esta revolução transformou as sociedades ocidentais e nos dias de hoje toda a sociedade no geral; gerando consequências positivas e negativas. As duas principais consequências foram: O individualismo econômico e o liberalismo político. Outro aspecto importante que veio com revolução industrial foi a criação entre a classe média e a classe operária.

Assim podemos ver que essa revolução trouxe para os nossos dias o Capitalismo como um sistema econômico dominante. O capitalismo se formou através do individualismo econômico, trazendo diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças estão nítidas, percebemos no momento em que alguns tem riquezas e fartura em valores inestimáveis. Já outros sofrem com a pobreza e escassez, vivem na absoluta miséria. Esse individualismo econômico, veio para criar essa diferença onde uns tem muito, e outros quase nada.

Outro aspecto que foi gerado no período da revolução, foi o liberalismo político, que nos dias de hoje é a liberdade do cidadão em poder exercer seus direitos políticos e sociais.

Houve também a diminuição do trabalho artesanal, onde as maquinas vieram para acabar de certa forma com o trabalho manual, se transformando em uma forma de trabalho industrial. Onde a classe média percebeu que o trabalho feito em máquinas era mais produtivo e eficaz, dando origem assim a classe operaria, que era quem fazia todo o trabalho em maquinas de produção.

E com todas essas mudanças , vemos que a revolução industrial trouxe para nossos dias atuais, o Capitalismo com o poder do dinheiro; a produção feita nas industrias com a desvalorização do trabalho artesanal, e com as maquinas veio a poluição que esta acabando com nosso meio ambiente; E as diferenças entre os ricos e os pobres, trazendo assim um contraste entre as classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com