TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial E Suas Formas De Administração

Casos: Revolução Industrial E Suas Formas De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Revolução industrial e suas formas de administração

A revolução industrial é o processo de transição da manofatura para a maquinofatura. A manofatura são os métodos de produção artesanais e manuais, já a manofatura são os processos de produção realizados por maquinas. Com essa revolução os trabalhadores começam a trabalhar para patrões em troca de um salário, na condição de operários, com isso os artesãos perderam a posse da matéria prima e do lucro. Passaram a operar máquinas, elas substituíram a força humana e animal nos trabalhos.

A revolução aconteceu primeiramente na Europa devido a diversos fatores, alguns deles são o fato de possuir a mais importante zona de livre comércio, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar, era o que facilitava na exploração dos mercados ultramarinos. Os proprietários eram muito ambiciosos por lucro, queriam sempre mais, por isso os trabalhadores eram escravizados sendo obrigados há trabalhar quinze horas por dia e com as condições péssimas. Revoltados os operários começou a quebrar as máquinas, esse foi um dos movimentos que ocorreu nessa época mais surgiram muitos outros com o objetivo de defender o trabalhador. A revolução industrial teve três etapas. A primeira foi o surgimento das indústrias têxtil, o tear mecânico e o aperfeiçoamento das maquinas a vapor, isso contribui para a continuidade da revolução industrial. A segunda etapa foi marcada pelo o surgimento do aço, da energia elétrica e os combustíveis derivados de petróleo, essas foram algumas das inovações desse período. A terceira etapa é marcada pela a revolução tecnológica, que foi o surgimento do computador, fax, celular entre outros. Esta vem se desdobrando até os dias atuais.

O crescimento acelerado e desorganizado foi uma das consequências geradas pela a revolução industrial, isso acabou ocasionando uma complicação em sua administração, uma forma era determinar um jeito onde se podiam trocar os métodos de empirismo e improvisação que naquela época eram dominantes. Também era importante aumentar a eficiência e a competência das organizações, evitar o desperdício e economizar a mão – de – obra. Só então há o surgimento dos métodos da divisão do trabalho, os modos de produção capitalista e também os processos administrativos peculiares desse sistema. Foi exatamente nesse período que surgiu o Taylorismo. O empirismo é a doutrina que admite que o conhecimento venha com as experiências, ou seja, elas são importantes na para a formação das ideias. Improvisação são as decisões de ultima hora.

A admistração cientifica busca colocar a técnicas em pratica, com o intuito de elevar a eficiência industrial. Os processos aplicados a esse problema administrativo são a observação e a mensuração. A preocupação de Taylor naquela época era eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar o nível de produção utilizando as técnicas de engenharia industrial. A abordagem clássica tem como fundador Henri Fayol que tem a organização como um organismo e as analises são feitas em partes. Taylor se preocupa com o trabalho dos operários e Fayol com o trabalho dos administradores. Fayol determinou quatorze princípios básicos administrativos alguns deles são as divisões do trabalho que é a especialização aumenta a eficiência, a autoridade para dar ordens e se fazer obedecer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com