TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Áreas Funcionais Compras e Logística de Suprimentos

Por:   •  18/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Anotações

Tema: Áreas funcionais - Compras e logística de suprimentos

Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial.

Coordenar o fluxo de bens e serviços entre instalações físicas é um dos principais focos na gestão da cadeia de suprimentos. Decidir quanto, quando e como movimentar os produtos e, igualmente, onde comprá-los, é preocupação constante. Essas decisões de programação ocorrem no canal de suprimentos, e a boa administração impõe que sejam coordenadas com outras atividades no todo da empresa, especialmente com a produção. Neste capítulo, analisamos as melhores formas de abordar essas questões de programação. Além disso, a função de compra é considerada uma atividade no processo da programação. Mesmo sendo basicamente isso - atividade de compra - muitas de suas decisões afetam diretamente o fluxo de bens ou serviços no canal logístico. Portanto, são examinadas apenas decisões selecionadas, sugerindo métodos para sua solução. Não há como abordar a função de compra em sua globalidade em apenas um capítulo, por isso recomendamos ao leitor um dos muitos bons livros didáticos sobre compras para uma discussão mais abrangente do assunto.'

COORDENAÇAO NO CANAL DE SUPRIMENTOS = nunca é demais exaltar e insistir no valor da coordenação eficiente entre produção, comercialização, compra e todas as demais atividades do canal de suprimentos. A inter-relação dessas atividades é muitas vezes tão intensa que o simples fato de otimizar uma delas isoladamente redunda em prejuízo para uma ou mais das outras. Não reconhecer essa dependência pode afetar negativamente o desempenho do canal de suprimentos.

Gestão de Compras | as 6 ferramentas básicas de trabalho

  1. Ordem de compra eletrônica = para facilitar o envio e acompanhamento dos pedidos para o fornecedor.
  2. Edi do programa de entrega = para agilizar o processo de envio da programação para fornecedores com contrato de fornecimento.
  3. Qualificação de fornecedor centralizada = para armazenar todas as informações de cadastro e histórico da negociação como os itens que cada um está qualificado a fornecer, os valores acordados, impostos que se aplicam, etc.
  4. Gerenciador de pedidos = para facilitar o acompanhamento dos status de cada pedido em aberto e armazenar o histórico de pedidos de compras para analises.
  5. Processo de documentos para auditoria = ter os processos documentados e os registros através de ordens de compra e aprovações para facilitar o processo de auditoria.
  6. Gerenciamento do relacionamento com o fornecedor = relatórios e gráficos gerados de forma rápida para o comprador avaliar a performance dos fornecedores e definir planos de ação, sem perder tempo compilando planilhas.

  • O papel da área de suprimentos no supply Chain

A diferença em gestão de compra e logística de suprimentos:

Gestão de compras = função compra que está preocupada em obter os materiais, os bens e os serviços que dão suporte as atividades das organizações.

Suprimentos = também faz a função de compra, mas também tem algumas atividades adicionais, portanto dando uma característica maior do que a atividade de compra, essa função está preocupada por exemplo em trazer o material que foi comprado para organização, ou seja, preocupação com transporte, gestão de estoque (armazém) essa função obtém uma amplitude maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com