TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TEMA: GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA PIPA V

Pesquisas Acadêmicas: APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TEMA: GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA PIPA V. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  9.568 Palavras (39 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 39

Introdução

A Grippon é uma empresa de médio porte do setor de vestuário. Atua como varejista e atacadista em todo o território nacional.

A empresa foi fundada em 1978 e no início o empreendimento enfrentou algumas dificuldades devido à inexperiência de seus fundadores os irmãos Carvalho. A família Carvalho não possuía o mínimo de conhecimento técnico e trabalhavam com apenas um produto, basicamente camisetas, de fato havia muita procura e isso rendeu a eles certa comodidade e falta de interesse em oferecer aos seus clientes uma gama maior de mercadorias. Alguns anos depois no mercado e já enfrentando certa concorrência, os irmãos Carvalho então perceberam que se algo não fosse feito, em poucos anos o negocio da família poderia entrar em declínio e assim o trabalho de uma vida ir “por água abaixo”, resolveram então entender e aprimorar a empresa, diversificar os produtos oferecidos, modernizá-la, e buscar uma saída para que dessa maneira voltassem a crescer. A ousadia da família deu certo e hoje a GRIPPON conta com cerca de 500 funcionários, uma solida e respeitada reputação no mundo coorporativo e estimativa de crescimento para os próximos anos.

A Grippon é uma empresa visionaria, enxergou no nordeste brasileiro uma oportunidade de expansão e crescimento de suas vendas e por esse motivo se tornou uma das precursoras em levar produtos da cidade de São Paulo para outros estados Brasileiros. A Grippon é hoje umas das principais marcas da região norte e nordeste atendendo todas as classes sociais que procuram um produto de qualidade com preços acessíveis.

Antenada, a Grippon esta sempre ligada nas tendências de moda, bem-estar e procura sempre oferecer a seus clientes um lugar aconchegante para que possam fazer suas compras em um ambiente agradável, uma verdadeira extensão de suas casas e para isso em toda a rede estão sendo instalados serviços como lanchonetes, provadores, fraldário, espaço cyber café, área de lazer para as crianças e atendimento especial para pessoas com deficiência física. Estamos na era da informação, da inovação. Hoje qualquer tecnologia pode ser adquirida por qualquer empresa, por isso inovação só pode vir do ser humano, e de olho nesta nova tendência a Grippon não pensa só no bem-estar de seus clientes, mas também no de todos os seus colaboradores e disponibiliza treinamento, prêmios e uma série de benefícios, com isso a empresa é hoje reconhecida pelo excelente atendimento ao cliente e dedicação de seus funcionários. O fato de a Grippon querer que seus colaboradores se desenvolvam refere-se sua busca constante por novos talentos dentro da empresa, para que estes sejam reconhecidos e aproveitados.

1. Fundamentação Teórica

Com a crescente produção e consumo, a competitividade entre as empresas ocupa posição de destaque e assume importância vital perante o mercado produtivo. Os gestores de negócios se vêem obrigados a promover melhorias em seus métodos, sejam eles de produção ou de análise estratégica, atualizando conceitos e utilizando ferramentas que garantam a competitividade das empresas. Com base nestes aspectos, este artigo tem por propósito, demonstrar como o processo de aquisição e administração de estoques, pode ser utilizado como ferramenta estratégica para redução de custos, analisando se a melhoria dos processos de gestão poderia promover a eficiência das atividades desenvolvidas no setor de suprimentos de uma organização, levando a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas. Neste trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória formando-se uma base conceitual para o tema. Foi feita também, uma pesquisa de campo, através de um estudo de caso com levantamento de dados, onde se observou as atividades desenvolvidas para gestão do estoque, no setor de suprimentos da empresa Grippon.

Para este trabalho foram levantadas duas hipóteses relacionadas ao tema. A primeira (H1), baseia-se no fato de que promover a melhoria dos processos de gestão levaria a redução dos valores imobilizados em estoque e a segunda (H2), de que introduzir os conceitos de racionalização e sistematização de atividades, através de ações simples e práticas, contribuiria para essa redução do montante imobilizado promovendo vantagem competitiva de custo.

(PORTER, 1992).

2. Estudo de caso da empresa Grippon

Introdução

Com a crescente produção e consumo, a competitividade entre as empresas ocupa posição de destaque e assume importância vital perante o mercado produtivo. Os gestores de negócios se vêem obrigados a promover melhorias em seus métodos, sejam eles de produção ou de análise estratégica, atualizando conceitos e utilizando ferramentas que garantam a competitividade das empresas. Com base nestes aspectos, este artigo tem por propósito, demonstrar como o processo de aquisição e administração de estoques, pode ser utilizado como ferramenta estratégica para redução de custos, analisando se a melhoria dos processos de gestão poderia promover a eficiência das atividades desenvolvidas no setor de suprimentos de uma organização, levando a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas. Neste trabalho, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e exploratória formando-se uma base conceitual para o tema. Foi feita também, uma pesquisa de campo, através de um estudo de caso com levantamento de dados, onde se observou as atividades desenvolvidas para gestão do estoque, no setor de suprimentos da empresa Grippon.

Perfil da empresa

A Grippon é uma empresa de médio porte do setor de vestuário. Atua como varejista e atacadista em todo o território nacional.

Muitas empresas, atualmente, usam modelos gerenciais tradicionais baseados na departamentalização. Isso impacta de forma negativa em aspectos importantes para o sucesso organizacional, tais como flexibilidade, rapidez e custo. Por isso, as organizações estão sendo pressionadas pelo mercado a adotar novas formas de gestão logística, que na sua base esta o gerenciamento integrado das diferentes áreas de uma organização.

Tipo de relacionamento com os fornecedores e o impacto das políticas de suprimentos nos estoques

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com