TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Evolução Estratégica do Processo de Compras ou Suprimentos de Bens e Serviços nas Empresas

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Administração de materiais (Administração - 5ª fase (Presencial e remoto)

Aluno: Tiago Acordi

Professor: Moacir Francisco Deimling

        

Resumo: Evolução estratégica do processo de compras ou suprimentos de bens e serviços nas empresas

O presente artigo relata a evolução do setor de compras e suprimentos. O primeiro estágio no perfil tático relatava o setor reativo, caracterizado de pouca agregação de valor na empresa, suas funções basicamente acompanhavam a parte operacional, emitindo notas, observando o andamento da entrega, formalização de contratos cujas cláusulas foram escritas pelo setor interno requisitando e o fornecedor.

Após isso veio o segundo estágio ainda tático, porém mecânico, em que o setor passou a conduzir aquisições dentro do próprio departamento de compras. A comunicação com outros setores começaram a ser incentivadas, levava-se uma maior preocupação com os custos, porém ainda trabalhava de forma mecânica, independente das estratégias da empresa. Terceiro estágio sendo proativo com perfil estratégico, o cliente interno passa a participar do processo de aquisição da empresa, garantindo que todos os aspectos técnicos e do custo total de prioridade sejam atingidos. Surgindo também o emprego de equipes com representação em diversos setores da organização, para a seleção de fornecedores. O profissional da área para ser mais valorizado pela experiência.

Quarto e último estágio, contando com uma gerência estratégica de suprimentos, com perfil também sendo voltado para a estratégia da organização,sendo assim compras e suprimentos buscam suportar a estratégia competitiva da empresa. Ressalta que uma estrutura hierárquica em que a função de compras não esteja diretamente ligada a gerência de topo, impede que informações importantes sobre a escassez de matéria prima de determinado produto, chegue ao alinhamento da estratégia sobre o mercado fornecedor, para que sejam rapidamente trabalhadas.Por fim essa tomada estratégica possibilitou o desenvolvimento de nova política para seleção de fornecedores, como a strategic sourcing, que visa além de encontrar fornecedores que alinham com a política de compras e suprimentos, fornecedores que possuem capacidade de gerenciamento; processo, tecnologia; regulamentação do ambiente; saúde financeira, dentre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com