TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM) e Compras

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  2.602 Visualizações

Página 1 de 8

Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM) e Compras

Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (SCM)

O Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP,2008) define o gerenciamento da cadeia de suprimento englobando o planejamento e o gerenciamento de todas as atividades envolvidas com aquisição e suprimento, transformação e atividades gerenciamento logístico, ou seja, ele une o suprimento e gerenciamento da demanda dentro e através das empresas tendo como objetivo básico ligar as principais funções e os processos de negócios dentro e fora das empresas.

Modelos de Gestão da Cadeia de Suprimentos

Modelo de Lambert e Cooper

Este modelo é baseado em três elementos da estrutura do SCM, sendo o primeiro, a estrutura de rede, o segundo processos da cadeia e o terceiro componentes gerenciais.

A estrutura de rede engloba os membros que fazem parte da firma e os tipos de ligações existentes entre eles. Existem dois tipos de membros: membros primários e de suporte. Os membros primários fazem atividades que agregam valor ao produto ou serviço e os de suporte realizam atividades para os membros primários.

Os processos da cadeia de suprimento criam ligações importantes entre os membros da cadeia. Existem quatro tipos de ligações: a primeira são os processos gerenciados, que são aqueles que a empresa considera importante gerenciar e integrar; a segunda são os processos monitorados, que não são críticos, mas precisam ser gerenciados e integrados por outros membros; o terceiro tipo de ligações são os processos não gerenciados, que por não serem considerados críticos o bastante, não são monitorados; a última ligação são os processos não membros que são ligações de membros da cadeia com não membros.

Os componentes gerenciais da cadeia de suprimentos mostram o nível de integração e gerenciamento que cada processo deve ter. Existem nove tipos de componentes gerenciais: Planejamento e controle; Estrutura do trabalho; Estrutura organizacional; Estrutura do fluxo do produto; Estrutura do fluxo de informação; Métodos gerenciais; Estrutura de poder e liderança; Estrutura de riscos e ganhos; Cultura e atitude.

Esses componentes são divididos em dois grupos, sendo o primeiro o de Componentes físicos e técnicos que são tangíveis, podem ser medidos e modificados na organização; o segundo são de componentes gerenciais e comportamentais, que são intangíveis, difíceis de avaliar e de ser modificados na organização.

Modelo SCOR

Pires coloca esse modelo com sendo o primeiro a avaliar a gestão da cadeia de suprimentos. Ele avalia a cadeia de duas formas básicas: O interno que visa a melhora do processo dentro da empresa, o relacionamento entre um setor e outro, a integração de toda a cadeia que se faz dentro da empresa; O externo que é o relacionamento que os fornecedores têm com a empresa, criando parcerias, em um sistema de ganha-ganha.

Modelo do IMD

É a estrutura que define o SCM através de quatro elementos: Implementação de parcerias; Movimento de uma visão SCM para uma visão DCM; Execução perfeita; Outsourcing e desenvolvimento de fornecedores;

Essa estrutura pode ser definida como: confiança entre fornecedores e confiança em cada parte da cadeia de suprimento. A demanda de produtos é estimulada pelos clientes que fazem com que tenha uma maior giro de capital da empresa. Produto sendo confeccionado com maior eficácia e eficiência. Outsourcing faz um planejamento para a empresa para que possa reduzir custos; o mesmo acontece com os fornecedores, às empresas devem recorrer a fornecedores dispostos a baixar custos; essa redução de custos também se da com a redução de fornecedores.

Modelo de Scavarda

Esse modelo pode analisar uma cadeia já instalada ou em fase de planejamento. É aplicado identificando as habilidades de gerenciamento, os membros envolvidos com cada uma dessas habilidades, identificar os membros importantes, obtendo assim a estrutura da cadeia de suprimento. Após concluir esses passos, deve-se adaptar essa estrutura obtida para uma determinada visão de cadeia de suprimentos, coletar os dados da configuração SCM e obter essa configuração.

Modelo de Aragão

Esse modelo tem como base quatro requisitos críticos, sendo o primeiro a integração de processos de negócio, que pode ser associado com a identificação dos principais processos de negócio que devem ser integrados; o segundo, identificação dos membros-chaves da cadeia de suprimento, associado à identificação desses membros através do mapeamento dos processos de negócios; o terceiro, compartilhamento de informações, que determina os tipos de informações que devem ser compartilhadas com cada ligação do SCM; a última é a adoção de medidas de desempenho apropriadas, associada com essas medidas que devem ser adotadas com cada ligação.

Compras

A Função Compras supre as necessidades da empresa na hora que ela precisa, seleciona os fornecedores, inspeciona a chegada das mercadorias e o preço das mesmas, e acompanha a entrega.

Segundo Lysons & Farrington (2006), o processo de compra é uma sequência de processos ou estágios com o objetivo de prover materiais e serviços a uma organização, sendo dividido nas seguintes etapas: recebimento da requisição; solicitação de cotação; negociação com fornecedores; recebimento de materiais e pagamento.

Estratégia de Compras

Ação exclusiva que a função compras pode tomar para obter determinado objetivo.

A necessidade de uma empresa estabelecer uma estratégia de compras depende de dois aspectos: importância das compras, do ponto de vista de valor agregado ao produto e custo total e o seu impacto na rentabilidade; complexidade do mercado medida pela escassez de suprimentos, ritmo da substituição de materiais e tecnologias, barreiras à entrada, custo ou complexidade. (Kraljic, 1983).

Segundo Lysons e Farrington, a função da natureza do produto, do tipo de produção e da aplicação principal do material pode mudar a abordagem escolhida para compra de produtos e serviços.

Avaliação de desempenho da cadeia de suprimentos:

Beamon propõe uma forma de avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos, ela se divide em três: medidas relacionadas aos recursos; medidas relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com