TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologias

Por:   •  14/4/2015  •  Monografia  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria ênfase nas tarefas

Uma abordagem típica da escola da Administração Cientifica que teve seu início por volta do século XX por um engenheiro americano chamado Frederick W. Taylor, com seu foco em eliminar desperdícios causou uma revolução na época para as grandes indústrias. Como primeiro passo para sua revolução Taylor iniciou seu trabalho tirando o direito dos operários de decidirem métodos e ferramentas utilizadas que na concepção do operário eram as melhores para se obter melhores resultados, aplicando assim seus métodos de padronização baseados no estudo de tempos e movimentos.

De acordo com Idalberto Chivianeto, (2011, p. 9)

A ênfase nas tarefas é uma abordagem microscópica utilizando o nível de operário e não no nível de empresa em sua totalidade. É uma abordagem mecanista por envolver um conjunto de fatores (estudo de tempos e movimentos, seleção científica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga, estabelecendo padrões de produto etc.), como se cada um deles contribuísse de modo determinístico para  a maximização da eficiência como se focem dentro de uma engrenagem, blocos de construção ou mecanismos de relojoeiro.

        Podemos concluir que do findável auxílio oferecido por Taylor as indústrias na época pode tornar tópicos como: A produção em massa, dirigido por Henri Ford, o conceito do homo econômicos e a padronização. Poderão se sobressair e serem usadas como base para métodos que buscam e eficiência até os dias atuais.

Teoria Clássica

        Henri Ford sendo o primeiro a trabalhar uma abordagem anatômica e estrutural de uma empresa com um olhar mais global e analítico sobre a considerada pela mesmo inadequada visão de Taylor.

“Tanto o diretor quanto o gerente, chefe ou supervisor – cada qual em seu novel – desempenha atividades de previsão, organização e controle, como atividades administrativas essenciais.”  (CHIAVENATO, 2011, p.11)

        Podemos compreender que a partir da teoria clássica temos uma distinção das funções básicas  da empresa focando em um processo administrativo adequado.

Teoria da Burocracia

        De acordo com CHIVIANATO (2011, p16 )  identificando Max Weber como o pai da teoria da burocracia, tendo ele erguido 7 pilares considerados por ele na época ideais para sua teoria que são: Formação, divisão de trabalho, principio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalismo do funcionário. Mas ao decorrer do tempo tais pilares ele sabia que pela falta de previsibilidade para com o comportamento individual de cada indivíduo na organização foram criadas 8 reforços para identificar tais indivíduos imprevisíveis e indesejáveis na organização que são : Despersonalização do relacionamento entre os participantes, internalização das diretrizes, uso as categorização como técnica do processo decisório, excesso de formalidade e de papelórios, exibição de sinais de autoridade, superconformidade em relação as regras e aos regulamentos da organização, propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas e resistência a mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com