TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Autocrática

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo Taylorista Autocrático X Modelo de Gestão Participativa

        O modelo taylorista tinha o objetivo de acelerar o processo de produção, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. Logo, a desqualificação dos trabalhadores significava em lucros menores, pois havia uma baixa produtividade e as empresas eram obrigadas a contratarem mais trabalhadores. Para Taylor à gerencia caberia controlar a jornada de trabalho sem interrupções, só poderia haver descanso quando permitido, o controle do processo de trabalho não poderia ficar nas mãos dos trabalhadores.

        Taylor não se interessava pelo avanço tecnológico, a maior preocupação era em controlar o trabalho. E, ainda, o trabalhador tinha que executar sua função, não podia perder tempo analisando o trabalho. Neste modelo há a divisão do trabalho e a especialização do operário, cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões. Os salários dos trabalhadores deste método acabavam dobrando, devido às motivações salariais, que haviam; a jornada de trabalho foi consideravelmente reduzida e houve também o descanso remunerado. Os empregadores também tinham seus benefícios, os produtos possuíam melhor qualidade que os anteriores, os custos com gastos desnecessários com energia, também foram eliminados.

O modelo taylorista ignora as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, gerando conflitos e choques, às vezes violentos, entre os administradores e os trabalhadores. Como consequência, os trabalhadores se sentem explorados, pois percebem que esse tipo de administração é uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos. Taylor entendia que a hierarquização evitava a desordem predominante do tempo no qual a organização ficava por conta dos trabalhadores. Separou o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo, ou seja, planejar, e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar.

A Gestão Participativa, é um modelo de gestão atual e contemporâneo que enfatiza as pessoas que fazem parte da organização, visando através dessa participação, o comprometimento com os resultados de eficiência, eficácia e qualidade, não deixando a organização apresentar desqualificação. Se há conflitos de estilos diferentes de gestão entre estes sistemas, é difícil implantar a gestão participativa numa empresa. Neste modelo, os gerentes serão os principais mobilizadores das pessoas para o processo participativo, o bom relacionamento de chefia com subordinados é o principal ponto da relação participativa.

O Comprometimento total com os resultados, garante a sustentabilidade e efetivação do modelo de gestão baseado na verrdadeira gestão participativa. Logo, implica que cada pessoa está consciente da sua responsabilidade individual com os resultados a serem triados pela equipe, pela empresa, por todos. Este comprometimento é a característica mais importante da administração participativa, pois disciplina a atuação individual de cada pessoa, impossibilitando da gestão participativa ser conduzida para uma estratégia da empresa ou apenas de conter reclamações dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com