TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Científica (Organização Racional do Trabalho)

Por:   •  10/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 INÍCIO DA EMPRESA 4

3 ANÁLISE DA EMPRESA 5

3.1 FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL 5

3.1.1 Teoria Científica (Organização Racional do Trabalho) 5

3.1.2 Teoría Clássica (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar) 5

3.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 6

3.3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6

3.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 7

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

APÊNDICES 11

Entrevista 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo se aprofundar no funcionamento da empresa Canal Verde Assessoria de Cambio e Comércio Exterior Ltda. Verificamos como é importante empregarmos a teoria hoje aprendida na prática, visando assim o bem estar de todos os profissionais e de seus clientes.

Abordaremos como é empregada a teoria científica e clássica, como as informações são circuladas e qual tipo de canal é utilizado para este serviço, mostrarei como as decisões são tomadas e quais estratégias são tomadas para se resolver possíveis problemas.

1 INÍCIO DA EMPRESA

Em 1995 o sócio Adilson Teixeira, enquanto atuava como executivo em uma instituição financeira, notou que havia uma forte carência de informações por parte dos clientes daquela instituição, especificamente na área de câmbio e comércio exterior.

Naquela época, o sócio Adilson, se esforçava para realizar as diversas operações/transações que eram contratadas no banco onde trabalhava e, ao mesmo tempo, visando o bom atendimento ao cliente, auxiliava prestando assessoria de câmbio e comércio exterior.

Observou que poderia vender seu conhecimento na área às empresas, o que motivou à constituição da Canal Verde em 1997.

Hoje a Empresa conta com cinco funcionários diretos e três indiretos.

3. ANÁLISE DA EMPRESA

3.1 FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL

3.1.1 Teoria Científica (Organização Racional do Trabalho).

Nota-se que a empresa Canal Verde cumpre bem as funções da ORT (Organização Racional do Trabalho), há divisão entre os cargos e treinamento para especialização de seus funcionários, no ambiente de trabalho a relação interpessoal é bastante pró-ativa em todos os níveis hierárquicos, o ambiente é descontraído e estão sempre abertos a sugestões e críticas assim buscando aprimorar seus conhecimentos.

Os funcionários são avaliados constantemente, onde se busca a valorização do desempenho e comprometimento. O reconhecimento vem por forma de política de cargos e salários, bem como participação nos resultados.

3.1.2 Teoria Clássica (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar)

Apesar de existir uma liderança, no caso o Diretor Presidente, esse incentiva cada colaborador à análise crítica de todos os processos envolvidos na empresa, seja operacional ou administrativo, buscando, desta forma, despertar e incrementar o senso de trabalho em equipe, e valorização do nome da nossa empresa no mercado de atuação.

As funções dentro da empresa são bem definidas, onde cada colaborador desenvolve suas habilidades específicas, contudo existindo flexibilidade de realizar tarefas designadas a outro cargo, sem que haja qualquer comprometimento do trabalho, bem como, espaço para melindres.

Este equilíbrio e harmonia entre todos os colaboradores é resultado dessa liderança democrática, onde se cria um ambiente agradável, respeitoso, criativo, de valorização do profissional e principalmente do ser humano, ambiente onde existe condições de aprimoramento do conhecimento e crescimento profissional.

3.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Via de regra os comunicados são feitos através do site: www.canalverdecomex.com.br , e através de e-mail´s direcionados exclusivamente a determinados clientes, dependendo do assunto abordado ou mesmo de maior relevância para aquelas empresas.

A maior fonte de propaganda e disseminação do trabalho da Canal Verde hoje, na ordem de 60/70% da captação de clientes, vem das indicações de empresas que utilizam ou já utilizaram os serviços da empresa.

O restante, de 30/40%, são oriundos de visitação ao site, e participação de eventos.

Nota: não são enviados e-mail´s de marketing ou folder visando prospecção de clientes, uma vez que essa prática não agrada a empresa.

Internamente os comunicados são feitos mediante reuniões para que não aja dúvidas ao que foi solicitado e por fim sua execução, assim evitando erros.

Veja a tabela abaixo de que forma se usa a comunicação Formal e Informal:

Comunicação Formal Informal

Atendimento ao cliente X

Reunião entre funcionários

X

Reunião da Empresa X

3.3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Percebe-se uma grande satisfação, tanto nos funcionários, como nos clientes, devido da sua motivação, aos seus comportamentos, e comprometimento com suas tarefas. Tudo isso só é possível por causa da boa comunicação e interação que é trabalhada todos os dias por seu líder. Tudo isso acaba os motivando a trabalhar com prazer e não por obrigação. Nota- se que são como uma família, grupo ou até amigos, que se ajudam. E por ocorrer isso, quem ganha também é o cliente, pois funcionários motivados são funcionários que trabalham e tratam todos bem.

.

3.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

Tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com