TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Administrativas E Organização Do Trabalho

Dissertações: Teorias Administrativas E Organização Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.046 Palavras (17 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Trata–se de uma revisão de literatura que situa as principais abordagens teóricas da administração destacando suas características, contribuições e limitações para a organização do trabalho na sociedade. Mostra a influência destas teorias na organização do trabalho no setor saúde e especialmente na enfermagem demonstrando a influência predominante, até hoje, do modelo taylorista/fordista de organização do trabalho e de duas teorias administrativas, a clássica e a burocrática. Conclui apontando os limites destas teorias para enfrentar os desafios atuais da gestão no setor saúde e para a realização de um trabalho de melhor qualidade.

Palavras–chave: Organização e administração. Administração de serviços de saúde. Serviços de saúde.

ABSTRACT

This study is a literature review that presents the main theoretical approaches of administration, highlighting their characteristics, contributions, and limits for work organizations in society. It also shows the influence of these theories in the organization of work in the health care sector and especially in nursing. It demonstrates the predominant influence, until today, of the taylorist/fordist model of work organizations and the influence of two administrative theories – the classic and the bureaucratic. It concludes pointing out the limits these theories face with the current challenges of administration in health care and in facing the necessity to improve the quality of care.

Keywords: Organization and administration. Health services administration. Health services.

RESUMEN

El estudio trata de una revisión de literatura en donde sitúa los principales abordajes teóricos de la administración destacando así, sus características, sus contribuciones y sus limitaciones para la organización del trabajo en la sociedad. Así mismo, muestra la influencia que ejercen estas teorís en la organización del trabajo para el sector de la salud y especialmente, para la enfermería, demostrando el predomínio de la influencia, hasta ahora, del modelo taylorista/fordista de la organización del trabajo y de dos teorías administrativas, la clásica y la burocrática. Concluí señalando los límites de éstas teorías para enfrentar los grandes desafíos actuales de la gestión en el sector de la salud y también, para la realización de un trabajo de mejor calidad.

Palabras clave: Organización y administración. Adminitración de los servicios de salud. Servicios de Salud.

PARA INICIAR

Partindo do desenvolvimento da teoria da administração científica, no final do século XIX, passando pelas teorias clássicas da administração, as teorias neoclássicas até chegar às teorias mais atuais, o texto traz uma revisão das principais abordagens teóricas da administração. Destaca suas contribuições e limitações para a organização do trabalho na sociedade, bem como a influência destas teorias para a organização do trabalho no setor saúde, em especial na enfermagem. Trata–se de uma revisão da literatura que se justifica porque, ao resgatar as diversas contribuições teóricas, contribui para instrumentalizar profissionais de saúde e gestores na resolução dos complexos problemas do cotidiano assistencial.

Um olhar para as teorias administrativas

A revolução industrial introduz um novo modo de produzir que inclui, dentre outras características, o trabalho coletivo, a perda do controle do processo de produção pelos trabalhadores e a compra e venda da força de trabalho. Neste contexto, no final do século XIX e início do século XX apareceram os primeiros trabalhos tratando da administração com o objetivo de racionalização do trabalho.

A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial. Para o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário colocando–o sob comando da gerência; a seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentação e hierarquização do trabalho. Investiu nos estudos de tempos e movimentos para melhorar a eficiência do trabalhador e propôs que as atividades complexas fossem divididas em partes mais simples facilitando a racionalização e padronização. Propõe incentivos salariais e prêmios pressupondo que as pessoas são motivadas exclusivamente por interesses salariais e materiais de onde surge o termo "homo economicus".1–3

Henry Ford, em 1913, aplica a tecnologia da linha de montagem na fabricação de automóveis. Utiliza os mesmos princípios desenvolvidos pelo taylorismo, porém trata–se de "uma estratégia mais abrangente de organização da produção, que envolve extensa mecanização, como uso de máquinas–ferramentas especializadas, linha de montagem e de esteira rolante e crescente divisão do trabalho".4:97 O modelo taylorista/fordista difundiu–se no mundo e influenciou fortemente todos os ramos da produção.

Há algumas décadas, vem–se debatendo os efeitos negativos da organização do trabalho taylorista/fordista sobre os trabalhadores destacando–se: a fragmentação do trabalho com separação entre concepção e execução, que associada ao controle gerencial do processo e à hierarquia rígida tem levando a desmotivação e alienação de trabalhadores, bem como a desequilíbrios nas cargas de trabalho.

A Teoria Clássica de Fayol complementou o trabalho de Taylor, substituindo a abordagem analítica e concreta de Taylor por uma abordagem sintética, global e universal. Propôs a racionalização da estrutura administrativa e a empresa passa a ser percebida como uma síntese dos diversos órgãos que compõe a sua estrutura. A preocupação maior de Fayol é para com a direção da empresa dando ênfase às funções e operações no interior da mesma. Estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do administrador: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar.1–3

A Teoria Burocrática de Max Weber identifica certas características da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com