TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Decisão

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 13

http://www.fatecsaosebastiao.edu.br/upload/upconteudos/VestibularFatec.jpg

Faculdade de Tecnologia de São Paulo- Barueri

Disciplina de Processos Gerenciais - GTI 2016

Felipe Porto

Guilherme Henrique

Grazielle Santos

Maxwel Ferreira

Professora: Margarete Cansado

Teoria da Decisão

Herbert Alexander Simon

________________

SUMÁRIO

1.Introdução

2. Biografia

3. Definições

3.1 O que é Decisão?

3.2 O que é Problema?

3.3 O que compõe uma decisão?

4. Teoria das Decisão

4.1 Processo Decisório

4.2 Etapas que envolvem o processo

5. A organização como um sistema de decisões

6. Decorrências da Teoria das Decisão

7. Principais tipos de Decisões

7.1 Decisões Programadas

7.2 Decisões Não-Programadas

8. Condições de decisão

9. Conclusão

10. Referências

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com objetivo de esclarecer a Teoria Das Decisões de Herbert Alexander Simon, que em linhas gerais visa a tomada de decisões por parte da organização e dos empregados, a qual pode-se ter o sucesso ou o fracasso.

O objetivo da Teoria é apoiar a escolha de uma ação (ou de uma estratégia) que seja consistente com as alternativas, a informação, os valores e a lógica do decisor no momento da tomada de decisão.

É necessário para tomada de decisões uma análise do ambiente externo e interno, dado que as decisões podem refletir diretamente no funcionamento e produção da organização. Portanto em qualquer cargo exercido o administrador, gerente ou empregador deve ter o conhecimento do ambiente em que a organização se encontra para tomar decisões.

________________

2. BIOGRAFIA

Herbert Alexander Simon nasceu em 15 de junho de 1916 na cidade norte-americana de Milwaukee-Wisconsin e faleceu em 2001, era filho de uma americana de origem europeia, e de um engenheiro elétrico que emigrou da Alemanha para os Estados Unidos em 1903. Foi um cientista norte-americano especializado em diversos ramos, como, psicologia, matemática, economia e inteligência artificial, e assim sendo bem popular por suas obras.

Iniciou seus estudos em uma escola pública de Milwaukee, na qual demonstrou interesse por ciências Sociais. Em 1933 entrou para a Universidade de Chicago estudando Ciências Sociais e Matemática, seu mentor principal foi Henry Schultz, econometrista e economista matemático, e defendeu uma dissertação de doutorado no campo da tomada de decisões organizacionais entre 1939 e 1942.

Logo em seguida dirigiu um grupo de pesquisa na Universidade de Califórnia e foi professor de ciência política no Instituto de Illinois de Tecnologia. Voltou para Chigaco onde participou do Staff da Cowles Commission aprofundando-se nos estudos de economia na área de institucionalismo e realizou um trabalho para a disciplina de Governo Municipal. Estudando um dos problemas clássicos de orçamentação na administração do lazer público de Milwaukee. Se dividia entre duas partes: Conselho Escolar e o Departamento de Parques, Simon então, verificou que a simples decisão de distribuir recursos entre as duas divisões, ia muito além do que os manuais de economia ensinavam, observando as preferencias e apreço do tomador de decisão, geralmente, pensavam mais do que as considerações economicamente racionais (investir no que traz resultados melhores). A partir desse estudo Simon viu o problema como sendo uma questão de tomada de decisões humanas e de racionalidade limitada e em 1945 publicou Comportamento Administrativo, um estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas, que têm suas raízes no estudo de Milwaukee, onde obteve também o título de PhD, na área, em 1943.

________________

Simon criou A Teoria Das Decisões, para que possa explicar o comportamento humano nas organizações, sendo assim, um emblemático da Escola Comportamental da Administração Convencional e da Escola Cognitiva do Pensamento.

Entretanto, em 1947 publicou Conduta Administrativa, obra em que posteriormente ele recebeu o Prêmio Nobel de Economia, argumentava que à medida que o negócio cresce, processos efetivos para a tomada de decisões tornam-se muito mais complexo, assim os gerentes têm dificuldade de obter todas as informações que eles precisam.

Em 1948, ele trabalhou na administração pública sob o chamado Plano Marshall, basicamente, visa à reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Em 1975 ganhou o Prêmio Turing por contribuições à computação.

Em 1978 recebeu o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre os processos de escolha e teoria da decisão, desenvolvida durante o seu doutorado.

Por outro lado, leva em consideração a forma como eles afetam as decisões, tanto em suas relações sociais e de acordo com funcionários e parceiros. Isso faz com que, de acordo com Simon, o gerente não pode escolher em todos os momentos a estratégia certa para maximizar os benefícios (como a realização de análise econômica tradicional) e em vez disso se contenta com o pressuposto de lucro razoável que possam adaptar em suas decisões.

________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com