TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclássica

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

DECORRÊNCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Apostila cinco capítulo 9

Conceito de Departamentalização

Para os autores clássicos, a especialização na organização dar-se em dois sentidos; vertical e horizontal. A especialização vertical se faz a custa de um amento de níveis hierárquico, é o crescimento da cadeia de comando, isto é pelo aumento de numero de níveis hierárquico.

A especialização horizontal é pela sua tendência de criar departamentos no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa.

Departamento designa uma área ou segmentos distintos de uma empresa sobre a qual o administrador tem autoridades para o desempenho de atividades específicas.

Tipos de departamentos

É um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Para Gulick os principais tipos de departamentalização são:

  1. Por funções.
  2. Por produtos ou serviços.
  3. Por localização geográfica.
  4. Por clientes
  5. Por processamento
  6. Por projetos

Departamentalização por Funções

Consiste no agrupamento das atividades e tarefas, de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. É o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.

Vantagens da departamentalização funcional

A departamentalização permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia.

Garantindo plena utilização das habilidades técnicas, permitindo economia de escala pela utilização integradas de pessoas.

Para uma atividade específica orienta as pessoas concentrando suas competências de maneira eficaz simplificando o treinamento do pessoal

Requer desempenho continuando de tarefas rotineiras, aconselhadas para empresas que tenham produtos ou serviços que permanece, inalterados a longo prazo, refletindo elevado nível de auto- orientação por parte da organização.

Desvantagens da departamentalização funcional

Reduz a cooperação criando barreiras entre os departamentos devido a ênfase nas especialidades.

É inadequada quando as circunstancias são imprevisíveis, dificultando a adaptação a mudanças externas faz com que as pessoas fiquem alheias ao objetivo global da empresa, focalizando seus esforços sobre as próprias especialidades.

Departamentalização por produtos ou serviços

A departamentalização por produtos separa a estrutura organizacional em unidades na base de projetos, como no caso das indústrias automobilísticas,

Desvantagens da departamentalização por produtos

Provoca duplicação de recursos e de órgãos com aumento de custos operacionais, para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos por elevado custo operacionais. Em uma possível instabilidade externa os empregados tendem a ser inseguros com a possibilidade de desemprego. E por fim enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.

Departamentalização Geográfica

É especialmente atrativa para empresa cujas atividades são geograficamente dispersas como, por exemplo, as empresas multinacionais são mais indicadas para área de produção e de venda, sendo pouco utilizada pela área financeira, que nem sempre permite de centralização.

  1. O sucesso da organização depende do seu ajustamento à condição e necessidades locais, a estratégia territorial torna-se imprescindível.
  2. A ênfase é colocada no comportamento regional ou local. A organização territorial permite fixar a responsabilidade de lucro e desempenho.
  3. Encoraja os executivos apensarem em termos de sucesso do território.
  4. É indicada para firmas de varejo desde que certas funções sejam centralizadas “como, por exemplo, compras e finanças”.
  5. O desenho organizacional na base departamentalização territorial pode acompanhar as variações regionais e locais sem grandes problemas. Como cada divisão opera em um território como se fosse uma companhia independente, cada gerente divisional pode tomar decisões adequadas ás diferencia territoriais. A organização está mais voltada para seu ambiente territorial, para seu mercado do que para seus aspectos internos.

Desvantagens

  1. Em função do grau de liberdade e autonomia nas regiões e filiais, deixa em segundo plano, planejamento, execução e controle da organização.
  2. As áreas de marketing e produção são as que mais aderem a departamentalização geográficas.

Departamentalização por Clientela.

É um critério importante, quando a organização lida com diferentes tipos de clientes com distintas características e necessidades.

A departamentalização por clientes reflete o interesse pelo consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização.

As características dos clientes como idade, sexo, nível socioeconômico. Constituem a base para esse tipo de departamentalização.

Vantagens

  1. A satisfação do cliente é o mais importante da organização, mais preocupada com o cliente que consigo o mesmo.
  2. Os produtos devem ser adaptados ao cliente, isto é, o cliente é mais importante que o produto.
  3. Satisfazer ás necessidades dos clientes.
  4. Concentrar seus esforços sobre as diferentes necessidades  e exigências do mercado.

Desvantagens

  1. Em função da preocupação excessiva pelo cliente, as demais atividades da organização tornam-se secundárias.
  2. Os objetivos da organização (lucro, produção, eficiência), são sacrificados em função da preocupação com a satisfação com o cliente.

Departamentalização por Processo

É um conjunto de atividades destinada a resultar um produto para um determinado cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com