TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Organizacional O Empowerment

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Empowerment

O empowerment é o exercício da liderança, por parte dos funcionários dentro da empresa. Dividir as responsabilidades das atividades. Fazer o empregado se envolver com a empresa, através da delegação de responsabilidades. O empowerment, geralmente é utilizado em organizações com cultura participativa que utilizam equipes de trabalho autodirigidas e que compartilham o poder com todos seus funcionários .

Ele está diretamente ligado ao conceito de liderança, e também, cultura organizaciona.Uma vez que não se pode criar uma cultura de delegação de poder aos funcionários de uma empresa engessada e burocrática, sem uma estrutura de hábitos e pensamentos preparados para isso. A empresa que pretende se utilizar de uma prática como o empowerment, não pode ter uma cultura de tomada de decisões centralizada, por exemplo, pois esse método de gerenciamento não permite que os empregados participem do processo de tomada de decisão, ou direcionem os próprios esforços de trabalho.

Num ambiente caracterizado pela intensa competição global e novas tecnologias, muitos gerentes de topo acreditam que abrindo mão do controle centralizado proporcionarão velocidades, flexibilidade e capacidade de decisão. A tendência está claramente em passar o poder das salas dos executivos para as mãos dos funcionários.

Administração Participativa

É uma filosofia que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações. Constitui uma forma de gestão onde as pessoas têm reais possibilidades de questionar, discutir, sugerir, modificar, questionar uma solução, um projeto ou uma simples proposta. As pessoas são envolvidas e estimuladas a contribuir, em um clima de confiança mútua, especialmente entre gerentes e colaboradores. Esta participação visa obter o total comprometimento de todos com a eficácia e a qualidade dos resultados.

Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente, distribuidores ou concessionários da organização. Na administração participativa o processo de liderança envolve confiança entre superiores e subordinados.

Estratégias de participação:

As estratégias de administração participativa agrupam-se em quatro categorias principais: aprimoramento da informação, participação no processo decisório, participação na decisão e participação dos resultados.

Informação: Aprimoramento nos canais de comunicação empresarias, junto a clientes e funcionários; mecanismos para ouvir o funcionário, programas de gestão e ouvidoria pesquisas de clima organizacional, e reuniões diretas frequentes de gerentes com funcionários. Importante instalar canais de comunicação com todos na empresa, comunicação ascendente e lateral, além da descendente.

Participação no processo decisório: Vai além da simples comunicação. Significa consultas as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre problemas no local de trabalho.

Participação na decisão: A delegação de autoridade (empowerment) e o aprimoramento da comunicação dentro de um grupo são as características básicas desta estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com