TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Motivação - Teoria das Expectativas

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria de Motivação: Expectativas

  1. Qual é a essência da teoria?

Pessoas são motivadas a fazer algo de determinada maneira de acordo com a expectativa de que isto terá um resultado que é atraente para elas.

Há o enfoque em três relações:

  1. - Relação esforço-desempenho (expectativa), ou seja, as chances que a pessoa entende que terá de conseguir um determinado desempenho para uma quantidade de esforço desejável.
  2. - Relação desempenho-recompensa, quanto acredita que manter este desempenho o levará a atingir o resultado esperado.
  3. - Relação recompensas: metas pessoais o quanto estas recompensas obtidas são atraentes para ele (valência) e o quanto o satisfazem (valor).

  1. Qual é a visão de ser humano que a teoria traz? Como vê o ser humano?

A teoria traz o ser humano como um ser pensante, que busca se dedicar principalmente a objetivos que combinam com seus valores e ambições e que acredita serem mais possíveis de serem alcançados. Ser humano planeja e pondera suas ações de acordo com grau de esforço necessário, possibilidade/expectativa de resultados e o quanto realmente acha que este resultado lhe satisfará.

  1. Exemplo de aplicação

Um dos exemplos mais clássicos é o do funcionário se esforça muito mais quando acredita que, por conta deste esforço, será melhor avaliado por seu gestor e obterá recompensas após determinado período, tais quais: maior participação nos lucros, bônus ou até mesmo promoções.

Podemos pensar também em um aluno que se esforça mais nas atividades acadêmicas porque acredita que conseguirá tirar boas notas e que isto lhe possibilitará ganhar uma bolsa para fazer intercâmbio.

Referências:

ROBBINS, S. P. – Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Cavalheiro Marcondes. Prentice Hall – São Paulo – 2002. 8a. Edição .

Capítulo disponível no moodle: A motivação e o trabalho - Tânia Casado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com