TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Sistemas

Trabalho acadêmico: Teoria de Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.846 Palavras (24 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 24

Sumário

Introdução 3

1. A Administração Como Uma Habilidade Humana 3

2. Acontecimentos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração. 3

2.1 Frederick Winslow Taylor 3

2.2 Henri Fayol 3

3. Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo? 3

4. Teorias da Administração 3

4.1 Teoria Clássica da Administração. 3

4.3 Teoria Estruturalista 3

4.4 Teoria das Relações Humanas 3

4.5 Teoria Comportamental 3

5. Teoria de Sistemas 3

5.1 Teoria Matemática 3

5.2 Teoria da Tecnologia da Informação 3

5.3 Teoria da Contingência 3

5.4 Pensamento Sistêmico 3

5.5 Liderança Situacional 3

5.6 Implicações Éticas 3

6. Ênfase nas Competências e na Competitividade 3

6.1 A Administração Hoje e as Tendência para o Futuro 3

6.2 Quadro Comparativo 3

6.3 Nova Proposta: Era da Informação 3

Conclusão 3

Considerações Finais 3

Rerências Bibliográficas 3

Introdução

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas as quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da administração.

Iremos estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias: Teoria Clássica da Administração, Teoria Estruturalista, Teoria da Burocracia, Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamental, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos, analisando também os diferentes aspectos entre as Organizações Mecanicistas e Organizações Flexíveis e o ponto de equilíbrio entre elas.

1. A Administração Como Uma Habilidade Humana

As teorias da administração passaram a ter importância a partir do século XX, após a revolução industrial. Muitos fatos caracterizam os primórdios da administração dentre eles estão os fatos sociais, históricos, políticos e econômicos. Administração com o decorrer do tempo recebeu inúmeras influencias e grandes filósofos deixaram sua contribuição para a administração moderna.

Podemos dizer que a teoria da administração e um evento social baseado na evolução humana, a administração passa a ser uma habilidade humana, pois aborda acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento dessas teorias.

Durante o século XX foi necessário que as organizações passassem a ter maior complexidade, pois antes eles trabalhavam com pouca demanda, com o passar do tempo foinecessário atender as necessidades das pessoas, a concorrência cada vez maior, por isso torna-se necessários novos conhecimentos administrativos para que isso aconteça. Devido a tais acontecimentos a administração passou a ter importância para a vida das pessoas e principalmente para as organizações atuais.

Segundos autores as habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja as pessoas nascem com habilidades e outras vão sendo adquiridas com o tempo, isso vai depender da motivação e necessidade no decorrer da sua existência.

Habilidade, segundo Lacombe (2003), é capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado.

Para ter um bom desempenho profissional e necessário que o administrador tenha três tipos de habilidades, que segundo autores de natureza: técnica, humana e conceitual.

Habilidade Técnica é a maneira que se compreende domina um determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer pratico, com objetos físicos e concretos. É saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas especificas.

Habilidades humanas e a capacidade de trabalhar com pessoas para ter resultados positivos, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de coordenar, motivar, comunicar, lidera e resolver problemas ou conflitos. Esta relacionada à interação com as pessoas e por meio delas. Ter facilidade de cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

Habilidade conceitual é a habilidade que requer maior conhecimento, exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

2. Acontecimentos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.

Antes as pessoas viviam de maneira improvisada, sem saber o que realmente era bom ou ruim. Com a Revolução Industrial a sociedade e as organizações passaram por inúmeras mudanças. Nesse período surgiram novas tecnologias, invenções, inovações técnicas e sociais. E tais mudanças ocasionaram o surgimento de grandes fábricas responsáveis por empregar centenas e até milhares de pessoas em um só local. Empregados que apenas tinhamsua força de trabalho para oferecer.

A partir dessas grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas, estudiosos e profissionais começavam a perceber o quanto era difícil controlar as organizações dessas grandes empresas, pois os problemas eram inevitáveis, e mesmo com problemas era necessário garantir o lucro.

Segundo Beynon (1995), no início do século XX, grandes empresários, como Ford, Rockefeller dentre outros, estavam com bastante problema em seus conglomerados, principalmente no que tange à gestão dos empregados.

Os principais problemas da época eram: 1) altíssimas taxas de rotatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com