TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de sistemas e Teoria da contingência

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Teoria das Organizações

Teoria de sistemas e Teoria da contingência

Professor: José Carlos

Nomes: Amanda Torres

Jaquelline begnossi 15100433

Leonardo Vinícius

Victor Amaral.

Teoria de Sistema

A teoria de sistemas é basicamente um conjunto de elementos que estão interligados formando um todo. Dessa forma o resultado se torna mais produtivo do que se estivessem separados, portanto, a sua característica mais importante é a junção de todos os sistemas.

O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados, por isso ele se torna único. Mesmo formando um único conjunto, seus propósitos são individuais, se forem alterados podem interferir em todo o sistema.

Os sistemas abertos sempre interagem com o ambiente, quando o mesmo realiza entradas no sistema, ele processa e efetua saída ao ambiente. 

Existem dois tipos de sistemas, os físicos e os fechados. Os físicos são compostos por coisas reais como equipamentos e maquinários. Dentro do físico existe também os abstratos que são conceitos de ideias, conceitos, planos e filosofias. Já nos fechados, o ambiente que os envolve não os influenciam por ser totalmente lacrados sendo assim eles também não agem sobre o ambiente. Mas também temos os sistemas abertos que ao contrário dos fechados eles sofrem influência do ambiente que trocam matérias e energias com ele.

O sistema aberto é muito utilizado no sistema empresarial pois a organização é um sistema criado pelo homem e tem uma dinâmica com o seu meio ambiente e o sistema aberto também. Sua principal característica é a importação e transformação que ajuda as empresas a manter essa dinâmica existente. Dessa forma há uma interação e interdependência que orienta os propósitos e sua relação como meio ambiente.

Um dos modelos de organização que utilizaram esse sistema é o Katz e Kahn.

A teoria de sistemas vê o homem como funcional, onde o mesmo executa um determinado papel, sempre relacionado com os demais indivíduos, como em um sistema aberto, ajustando e administrando suas expectativas para novos papéis que lhe são atribuídos.

Teoria da contingência

A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão. Algumas empresas, trabalham com condições diferentes, essas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Por tanto, houve pesquisas e estudos para compreender e explicar como funcionam. Em outras palavras a contingência nada mais é do que interferências do ambiente sobre o interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional.

A principal característica, é que não há uma só forma de tornam uma organização eficaz, pois sempre haverá diferentes alternativas para soluções de problemas e carências. Isto é ela é um sistema aberto, pois a organização é de natureza sistêmica. Suas características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente, que tem uma variação independente diferente das organizacionais que são totalmente dependentes daquelas.

A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre a confrontação da organização versus ambiente. Os dois pesquisadores, preocupados com as características que devem ter as empresas para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas e tecnológicas, fizeram a pesquisa  com dez empresas em diferentes meios industriais. A pesquisa foi inicialmente imaginada com o sentido de aplicação da teoria de sistemas abertos a problemas de estruturas organizacionais e de prática administrativa. O resultado final do estudo encaminhou a problemática organizacional para dois aspectos básicos: diferenciação e integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com