TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria sistema epstêmicos

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

RITA DE CÁSSIA RIBEIRO LOURENÇO
Matricula: 20140216846-2







QUESTIONÁRIO DE APOIO












RESENDE – RJ

2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – RJ
Atividade avaliativa da disciplina Teorias e Sistemas Psicológicos

 Curso de Psicologia.
Orientador: Sérgio.

Questionário de apoio.

  1. Quais são os referenciais históricos do behaviorismo?

Todas as ciências (astronomia, física, química, biologia...) tiveram sua origem na filosofia e eventualmente se separam dela.

  1. O que o behaviorismo argumenta sobre o “livre arbítrio”.

Para o Behaviorismo as ações são julgadas pela nossa hereditariedade e pela nossa história de vida, por isso ela afirma que o livre-arbítrio é algo utópico.
Os filósofos chamam de “livre-arbítrio libertário” a idéia de que a escolha pode ser independente de eventos passados. Os críticos do determinismo argumentam que a crença no livre-arbítrio é necessária à preservação da democracia e moralidade na sociedade. Os behavioristas argumentam que provavelmente o oposto é que é verdadeira, uma abordagem comportamental de problemas sociais pode aperfeiçoas a democracia e favorecer o comportamento ético.

  1. Diferencie realismo de pragmatismo.

Realismo - Sustenta que há um mundo fora de nós e que esse mundo externo dá origem a experiências internas em cada um de nós. O mundo externo é considerado objetivo, enquanto o mundo da experiência interna é considerado subjetivo. Para o realista nossa aproximação com a verdade lenta e incerta por que não podemos estuda lá pela sua inacessibilidade.

Pragmatismo - Não faz nenhuma suposição sobre o mundo real externo, indiretamente conhecido, concentra-se na tarefa de compreender nossas experiências.

O realismo representa ai idéia de que há um mundo real fora do sujeito, relata o que acontece no momento atual. O pragmatismo não se interessa pela diferença entre a descrição e a explicação, é objetivo e prático.

  1. Diferencie basicamente behaviorismo metodológico de behaviorismo radical.

Para o behaviorista metodológico, a evidência de que vejo vocês é que os outros vêem vocês. A evidência que vocês existem é que outros vêem vocês. A existência do mundo e do comportamento, a natureza do conhecimento que tenho deles é a experiência partilhada. Para o behaviorista radical, a evidência de que vejo vocês é meu comportamento, a evidência de que vocês existem também é meu comportamento. Para o behaviorista metodológico, o louco e o mentiroso são associados por não partilharem das experiências do outro. Para o behaviorista radical, o louco se comporta na ausência da coisa vista (como eu o faço em sonhos, nas minhas rememorações etc.) com mais freqüência do eu que faço, mas de acordo com as mesmas leis. Está sob controle de outras contingências, não as do aqui e agora, o mentiroso também.

  1. Apresente o esquema caracterizador do condicionamento correspondente.

Condicionamento Respondente - É um tipo de aprendizagem em que o organismo aprende a transferir uma resposta natural frente um estímulo chamado "incondicionado" para outro estimulo inicialmente "neutro", que depois se converte em estimulo "condicionado".

exemplo de condicionamento respondente - Cão de Pavlov:

Situação A -O cão vê a comida (estimulo incondicionado), resposta salivação (resposta incondicionado)

Situação B - O cão ouve a campainha (estimulo neutro), resposta sem salivação (resposta não condicionado)

Situação C - O cão vê a comida e ouve a campainha, resposta salivação (resposta incondicionada)

Situação D - O cão ouve a campainha (estimulo condicionado), resposta salivação (resposta condicionada)

  1. Diferencie generalização e discriminação respondente.

Generalização: são respostas fortalecidas por procedimentos operantes sob um determinado conjunto de circunstâncias que tendem a se propagar ou generalizar por situações similares. 
Discriminação: refere-se ao fato de que as respostas reforçadas em um ambiente não se propagam por todas as situações similares, porque não são reforçadas em todas as situações similares. 

  1. Para extinguir uma resposta condicionada é preciso que ocorra o que?

A extinção ocorre quando o EC for dissociado do EN (não condicionado)

Exemplo: Experiência cão de Pavilov - Quando o som é apresentado vária vez, sem a comida ao qual foi emparelhado, seu efeito eliciador se extingue gradualmente, ou seja, o estímulo condicionado começa a perder a função de eliciar a resposta condicionada até não mais eliciar tal resposta.

  1. Compare esquematicamente comportamento correspondente e comportamento operante. 

Comportamento correspondente trata-se de uma resposta involuntária e eliciada (produzida) por estímulos do ambiente. Ex: A contração da pupila quando uma luz forte incide sobre os olhos.

Componente operante é o comportamento voluntário fortalecido ou enfraquecido pelas suas conseqüências. Ex: pressionar a maçaneta da porta e ela se abrir.

  1. Por que se da o nome de operante ao comportamento controlado pelas suas conseqüências.

A palavra operante se aplica a alguma coisa que se opera, ou exerce uma influência. O comportamento operante age sobre o ambiente. Ele tem um efeito direto sobre o ambiente. Uma determinada conseqüência do operante que resulte no aumento da freqüência das respostas posteriores pode ser chamada de reforçamento.

  1. Diferencie reforço de punição.

Reforço é toda e qualquer  conseqüência que seguindo uma resposta altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Reforço positivo:todo e qualquer estímulo que quando apresentado fortalece o comportamento que o precede. Reforço negativo: é aquele que fortalece a resposta que o remove (remoção de um estímulo aversivo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com