TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria organizacional

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINSTRAÇÃO

CPD:74065

PRISCYLLA HELLEN ABREU CORREA

     TEORIAS ORGANIZACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS

São Luís

2017

As Teorias de Administração historicamente foram muito importantes para as empresas. Em cada época ela foi fundamental para prática de gestão nas indústrias e fábricas. Com elas foi possível auxiliar na produtividade e consolidar a administração como ciência. Muitas dessas teorias foram deixadas de ser aplicadas, porém algumas práticas são usadas em muitas empresas até hoje.

Foi escolhida uma empresa muito conceituada no Norte/Nordeste que tem se expandido: A drogaria ExtraFarma. A escolha deve-se ao fato de ela atuar há muito tempo em um mesmo ramo e ter uma rede de funcionários ampla. Foram feitas algumas perguntas para a gerente de uma das lojas, e aos poucos foi sendo delineado os pontos de contingência em alguns aspectos.

Primeiro foi perguntado algumas características da Teoria Clássica, e os pontos em comum com a prática foram o processo de seleção, recrutamento, treinamento e aperfeiçoamento de Taylor, onde através de um seletivo a empresa seleciona os candidatos com melhor desempenho nos testes e entrevista com a Analista do RH, em seguida o colaborador contratado é indicado para loja cujo o Gestor do estabelecimento é responsável pelo seu treinamento e aperfeiçoamento na função que irá exercer. Outro ponto em comum é a remuneração com base na produtividade, em que o colaborador é remunerado através de salário mais a comissão, sendo que todos os dias há metas estabelecidas para cumprirem e quanto maior a venda, maior a porcentagem de remuneração através de comissão.

Ainda na Teoria Clássica, as características da gestão administrativa de Fayol, a gerente executa todas as etapas do processo administrativo: planeja a execução das tarefas para atingimento do objetivo lançado pela empresa, organiza a equipe, delega as tarefas para execução, treinamento para um bom relacionamento com clientes, forma novos líderes e controla situações de conflitos entre a equipe. Ou seja, planeja, organiza, comanda e controla, sendo que as duas últimas são as que mais desempenha mais enquanto líder, ou seja, há ênfase na direção. A hierarquia é respeitada, onde cada funcionário da empresa se reporta ao seu superior imediato. Outros aspectos como espírito de equipe e a proposta de ideias por membros da equipe, também são respeitadas. Sobre a prática da Teoria Burocrática na empresa, não há muitos pontos em comuns, exceto os deveres e direitos serem estabelecidos em regimento interno e a sobreposição das metas organizacionais sobre as metas individuais.

A Teoria das Relações Humanas de Mayo na empresa é muito observada também, seus princípios permeiam as atividades da empresa pois há uma integração social entre as pessoas que trabalham na empresa, há motivações sem ser financeiras como o reconhecimento da eficiência dos funcionários por parte da gerência, a liberdade de propor ideias, e possibilidade de ascender de cargo dentro da empresa. Há ainda o reconhecimento que os grupos informais dentro da empresa auxiliam o líder atingir os objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com