TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria x e y

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria x e y

As teorias x e y são Basicamente teorias que tratam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. Muitas vezes os próprios indivíduos não percebem que possuem essas teorias em sua personalidade. Em uma das teorias (Teoria X), o funcionário é relaxado, preguiçoso e gosta pouco de trabalhar. Já na outra (Teoria Y), o funcionário gosta das responsabilidades e a busca dentro da empresa.

X

Nesta teoria chamada de “Hipótese da mediocridade das massas”, A Maioria dos trabalhadores não assumem responsabilidade com às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, Chantagem etc.; artifícios utilizados pelos gestores e gerentes para tentar motivar o colaborador.


Principais aspectos da Teoria X:

  • Um colaborador comum, em situações comuns, evita Qualquer desafio;
  • Alguns só trabalham sobre pressão. Precisam ser forçados, controlados e muitas vezes ameaçados com punições para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;

Y

Na teoria Y, os papeis se invertem. Os colaboradores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão e lazer. Sendo necessário que a organização proporcione meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão.

Principais aspectos da Teoria Y:

  • O esforço no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
  • O atingimento de metas na organização está ligado às recompensas e não ao controle rígido e às punições e chantagens;
  • O Colaborador não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também procura novos desafios.
  • Os colaboradores são criativos e Extrovertidos.

Após nossa analise sobre as duas teorias, concluímos que iremos utilizar a teoria y, pelo aspecto mais espontâneo dos nossos colaboradores, além da percepção de que a teoria Y tem vantagens sobre a X, pois é capaz de trazer novos métodos para a organização.

Iremos motivar cada vez mais os colaboradores, para que seja espontânea de cada um a busca de um comportamento organizacional adequado, e que traga beneficio para ambos a parte.

Na Teoria Y, o Colaborador é motivado pelo seu máximo esforço e sempre assume que os Colaboradores podem ser ambiciosos, automotivados e exercem seu autocontrole. Eles possuem a capacidade de solucionar problemas, mas seus talentos são subutilizados na maioria das organizações. Dadas as condições adequadas, a teoria Y determina que os Colaboradores vão aprender a buscar e aceitar a responsabilidade e exercer o autocontrole e a auto - direção buscando realizar os objetivos a que eles estão comprometidos.

Portanto se nós soubermos aplicar com sucesso a teoria Y, de forma que venhamos a motivar o colaborador a mostrar seu potencial com esforço e comprometimento, e que ele seja devidamente reconhecido e recompensado por isso, tornam as chances de resultados melhores, enorme, pois quanto maior o reconhecimento, maior a confiança do colaborador, assim torna mais fácil o surgimento de novas ideias, o que favorece a empresa em geral e ao próprio funcionário.

http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/TEORIA_XY.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com