TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Novas de Administração e a sua Aplicação nas Instituições de Infância

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

Introdução        

Tema: Teorias Novas de Administração e a sua Aplicação nas Instituições de Infância        

Conceitos Básicos        

Teoria        

Administração        

Instituição de Infância        

Teoria Clássica de Administração        

Teoria Burocrática de Administração        

A Teoria das Relações Humanas        

A Teoria Comportamental da Organização        

A Teoria Contingencial        

Aplicação das Teorias Novas nas instituições de infância        

Conclusão        

Referencias Bibliográficas        


Introdução

O presente trabalho da cadeira de Administração e Gestão das Instituições de infância, com o Tema: Teorias Novas de Administração e a sua Aplicação Nas Instituições de Infância. Onde pode-se destacar itens como: Conceitos Básicos, Teoria clássica de Administração, Teoria Burocrática, Teoria das Relações Humanas, Teoria do Comportamento Organizacional, Teoria de Contingência, A Aplicação das Novas Teorias Nas instituições de Infância, conclusão e a respectiva lista de referências bibliográficas utilizada para a realização do presente trabalho. Isto como forma de poder-se perceber ou compreender até que ponto as Teorias novas de administração influencia no funcionamento das instituições de infância como uma organização.                      


Tema: Teorias Novas de Administração e a sua Aplicação nas Instituições de Infância

Conceitos Básicos

Teoria

Segundo o Dicionário Português, a Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Isto é teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral.

Administração

De acordo com MAXIMIANO (2000), refere que a Administração é tida como sendo o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objectivos e utilização de recursos.

Ainda, considera-se que a Administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objectivos organizacionais. Contudo, pode-se definir a Administração como sendo um processo com finalidades de garantir a eficiência e a eficácia de uma Organização.  

Instituição de Infância  

Instituição é um grupo social conduzido por regras, para atingir determinados objectivos. Sendo que, a institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação recíproca de acções habituais por tipo de atores, na qual essas tipificações são partilhadas por todos os membros da instituição.[1]

Teoria Clássica de Administração (ideia principal: ênfase na divisão de trabalho, centralização e seguimento das normas)

A teoria clássica de administração foi idealizada por Henry Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem Económico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu criticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Henry Fayol foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do saber administrativo contemporâneo, tendo como uma das principais contribuições da teoria criada e divulgada por ele, a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde se escutou pela primeira vez a palavra administração enquanto disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral de Administração. (MAXIMIANO, 2000: 26-28)

Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com este traço de especificidade Fayol colaborou para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou Catorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível. Os Catorze princípios são:

  1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidade a indivíduos específicos;
  2. Autoridade e responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer;
  3. Disciplina: tornar as expectativas claras e punir as violações;
  4. Unidade de comando: cada agente, para cada acção só deve receber ordens, ou seja se reportar a um único chefe;
  5. Unidade de direcção: os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objectivos organizacionais;
  6. Subordinação: prevalência dos interesses gerais da organização;
  7. Remuneração do pessoal: sistematicamente recompensar, deve ser justa, evitando-se a exploração;
  8. Centralização: um único núcleo de comando centralizado;
  9. Hierarquia: cadeia de comando;
  10. Ordem: ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direcção da organização;
  11. Equidade: disciplina e ordem juntas melhoram o comportamento dos empregados;
  12. Estabilidade do pessoal: promover a lealdade e a longevidade do empregado. Isto é segurança no emprego, as organizações devem buscar reter seus funcionários;
  13. Iniciativa: estimular em seus liderados a iniciativa para solução dos problemas que se apresentem;
  14. Espírito de equipe: a harmonia e entendimento entre os membros de uma organização

Teoria Burocrática de Administração (ideia principal: Administração Racional e centrada na Autoridade)

O sociólogo Alemã, Max Weber em 1910, já promovia um estudo aprofundado sobre as organizações e sua forma racional de administração, entretanto suas ideias só foram aplicadas a partir da década 40. Naquele período havia um crescimento acentuado das organizações que necessitavam de modelos organizacionais mais bem definidos e contundentes.

Embora os estudos de Weber sejam genéricos e possam ser aplicados a empresas, sua abordagem é sociológica e mais facilmente aplicável as administrações públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com