TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA ESTRUTURALISTA (cap. 12, Chiavenato)

Monografias: TEORIA ESTRUTURALISTA (cap. 12, Chiavenato). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  4.947 Visualizações

Página 1 de 7

TEORIA ESTRUTURALISTA (cap. 12, Chiavenato)

Sobre o Estruturalismo e a Teoria Estruturalista

O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. O conceito de estrutura significa a análise interna de uma totalidade em seus elementos constitutivos, sua disposição, suas inter-relações.

O estruturalismo é um movimento predominantemente europeu. Tentou obter a interdisciplinariedade das ciências. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, e pretende ser uma síntese entre esta e a Teoria Clássica. Inspirou-se na abordagem de Max Weber e nos trabalhos de Karl Marx. Representa uma visão extremamente crítica da organização.

1. ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA

 A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra;

 A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais;

 A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações;

 Novo conceito de estrutura

2. A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES

 Para os estruturalistas a sociedade moderna é uma sociedade de organizações.

 O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas, para o das interações entre as organizações sociais.

As organizações

 A teoria estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações.

 As organizações são concebidas como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos.

 Os estruturalistas focalizam as organizações complexas, caracterizadas pelo elevado grau de complexidade na estrutura e nos processos devido ao grande tamanho ou à natureza complicada das operações.

O homem organizacional

 O homem organizacional é aquele que desempenha papéis em diferentes organizações.

 O homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ser flexível, tolerante às frustrações, ser capaz de adiar as recompensas, e apresentar um permanente desejo de realização.

3. ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES

A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia, que envolve tanto a organização formal como a organização informal, tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas, todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização, todos os diferentes tipos de organizações, a análise intra-organizacional e a análise interorganizacional.

 Organização formal e informal: a teoria estruturalista estuda o o relacionamento entre as organizações formal e a informal, dentro e fora da organização;

 Recompensas materiais e sociais: para os estruturalistas, embora as recompensas sociais sejam importantes, elas não diminuem a importância das recompensas materiais e salariais. Para que as recompensas sociais e simbólicas sejam eficientes é preciso que quem as receba esteja identificado com a organização que a concede, além disso, os símbolos devem ser compartilhados pelos outros, como a esposa, colegas, fato que faz com que estas recompensas sejam menos eficientes com os funcionários de posições mais baixas;

 Os diferentes enfoques da organização: as organizações são concebidas de acordo com os modelos racional e natural. O modelo racional segue a lógica de sistema fechado, que exclui a incerteza, se caracterizando pela visão focalizada apenas nas partes internas do sistema, e pela ênfase no planejamento e no controle. O modelo natural segue a lógica de sistema aberto, que lida com a incerteza e imprevisibilidade, e caracteriza-se pela visão focalizada sobre o sistema e sua interdependência com o ambiente.

 Os níveis da organização: as organizações se desdobram em três níveis, o institucional, o gerencial e o técnico.

Nível organizacional Posição na hierarquia Composição Esfera de responsabilidade

Institucional ou estratégico

É o nível mais elevado Dirigentes ou altos funcionários Definição dos principais objetivos e das estratégias organizacionais

Lida com o longo prazo e a totalidade da organização

Gerencial É o nível intermediário situado entre o nível institucional e o nível técnico Gerentes Cuida do relacionamento e integração dos níveis institucional e técnico

Responsável pelas transformação das decisões tomadas no nível institucional em planos e programas para que o nível técnico execute

Técnico ou operacional É o nível mais baixo Supervisores e executores Cuida da execução das operações e tarefas

Voltado ao curto prazo

Segue os programas e rotinas desenvolvidos pelo nível gerencial

 A diversidade das organizações: a abordagem estruturalista ampliou o campo da análise da organização, incluindo outros tipos diferentes de organizações além das fábricas.

 Análise interorganizacional: a análise organizacional passa a ser feita através de uma abordagem múltipla, ou seja, através de uma análise intra-organizacional (dos fenômenos internos) e da análise interorganizacional (dos fenômenos externos, em função das relações da organização com as outras organizações no meio ambiente).

4. TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

São classificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com