TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da A dministração

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  2.843 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que vem a ser Taylorismo? Qual a sua relação com a função de OSM?

Taylorismo é um sistema de organização do trabalho concebido pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor, com o qual se pretende alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço. A função de OSM é obter eficiência e eficácia da estrutura administrativa e sistemas por meio de técnicas científicas de redução de tempo, esforços e custos essa é a relação com o taylorismo.

2. E a gestão de processos, teria começado com ele, Taylor?

O taylorismo caracterizava-se pela ênfase nas tarefas objetivando o aumento da eficiência no nível operacional.

Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários para os operários, com a concomitante diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.

Taylor contribuiu assim para a formação da OSM.

3. Como o gerente (ou gestor) responsável pelo estudo de observar e interagir na organização em termos do projetado pela Teoria Y ou pela Teoria X? Por quê?

Para provocar interação na organização em termos do projetado pela Teoria Y o essencial é promover desenvolvimento aos colaboradores e fazer com que saibam de sua importância na organização, unindo-os de forma a ter uma atmosfera de trabalho coesa e com a busca de resultado e crescimento como um processo da responsabilidade de todos.

Já para a interação na organização em termos da Teoria X, uma boa forma de ter a cooperação do homem médio e atingir o crescimento é gratificar-lhe de forma melhor e pouco a pouco instruí-lo para que minimize seus hábitos hostis e coopere positivamente com a organização.

4. As variáveis apontadas por Amitai Etzioni são de grande utilidade na análise das organizações. Certo ou errado? Por quê?

Certo! As variáveis apontadas por Amitai Etzioni são de grande utilidade na análise das organizações pois ele a partir de outras teorias relacionou e discutiu os conflitos e problemas dentro das organizações oferecendo condições para sua retificação a partir de sua análise.

5. A abordagem dos sistemas abertos e a chamada abordagem contingencial alteraram significativamente a atuação do gerente responsável pelo estudo. Comente essa afirmação.

Com a abordagem de sistemas abertos, além do gerente organizar as atividades e controlar os resultados, ele precisa de constantes informações do ambiente, não só quanto a natureza mas também quanto a qualidade dos equipamentos disponíveis. A abordagem contingencial é baseada na quebra de paradigmas, por tanto o gerente deve ter consciência de que não há uma única e melhor forma de organizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com