TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da cultura

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias da Cultura.

A recente ciência social, a Antropologia que estuda o homem e suas obras com as ciências humanas, auxilia a compreensão dos comportamentos humanos através de suas manifestações culturais no meio em que vivem.

As teorias antropólogas iniciaram a partir da segunda metade do século XIX, elas seguiram a linha do tempo e consolidaram paradigmas fundamentais para a interpretação dos modos de vida: biológico, social e cultural do homem; esse processo não se deu de forma linear, entretanto podem ser alinhadas de forma geral, a partir do século XVI.

O Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estrutucionalismo.

Evolucionismo – Estudo das civilizações inteiras, na qual a sociedade e a cultura avançariam de estágios atrasados ou inferiores para estágios adiantados ou superiores, seguindo um processo de desenvolvimento, conforme o sentimento imperialista europeu, o homem deveria passar por um estado de evolução, o homem primitivo deveria chegar a evoluído e isso se chamou de Monogeista. Oposto a esse pensamento veio a Poligenia que defendia as varias formas de evolução, se manifestando não de uma forma brusca, mas que cada lugar existia suas formas diferentes de agir sem existir a submissão.

Difusionismo – Estudos de desenvolvimentos culturais, essa teoria traz duas ideias fundamentais contra aos evolucionistas: a natureza da cultura é a unidade psíquica do ser humano. Esse deslocamento é essencial para entender que não existem raças superiores ou inferiores, mas povos que são distintos; neste mesmo segmento o conceito psíquico do ser humano tem as mesmas capacidades e competências de apreensão da realidade.

Funcionalismo – Estudo do funcionalismo refere-se as instituições sociais e os valores culturais devem ser compreendido de acordo com as funções desemprenhadas dentro do sistema social e cultural. A presença em cada sociedade, de costumes e hábitos, instituições e crenças devem ser explicadas por um estudo e pesquisa que estabeleçam propósitos individuais e coletivos, que a determina.

Estruturalismo - Estudo das estruturas gerais das dinâmicas culturais é a linha teórica preocupada com o todo e com o relacionamento entre as partes. A metodologia analisa sistemas em grande escala examinado as relações e as funções dos elementos, que são inúmeros variando das línguas humanas e das práticas culturais aos contos folclóricos e aos textos literários. O estruturalismo fez do francês Claude Levi-Strauss o maior representante, especialmente em seu estudo sobre os indígenas no Brasil e na américa em geral, quando se dedicou a “busca das harmonias insuspeitas”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com