TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias modernas da cultura

Tese: Teorias modernas da cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  1.789 Visualizações

Página 1 de 5

1) Teorias modernas sobre cultura:

A Antropologia moderna tem como uma de suas tarefas a reconstrução do conceito de cultura. Para tal objetivo será classificado as tentativas modernas de obter uma precisão conceitual. Temos as teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo, nesse sentido, temos que cultura são sistemas que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos. As teorias idealistas de cultura, que subdivide em diferentes abordagens. Consideram cultura como sistema cognitivo, isto é, a análise dos modelos da comunidade a respeito de seu próprio universo, que, temos que cultura é um sistema de conhecimento consistindo em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira acutável dentro de sua sociedade. Aquela que considera cultura como sistema estruturais, ou seja, que define a cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa de mente humana. Neste aspecto, a cultura é um sistema de símbolos e significados, compreendendo categorias ou unidades e regras sobre relações e modos de comportamento. Como a cultura condiciona a visão de mundo do homem, interferindo até na satisfação de suas necessidades fisiológicas. Com isso, temos que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e portanto, têm visões diferentes das coisas. Dessa forma, o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural. E é essa herança cultural que vai determinar muitas características de seres da mesma “tribo”. A operação de determinada cultura influência os indivíduos no modo de agir, caminhar, comer, sem mencionar a evidencia das diferenças linguísticas.

Até as necessidades fisiológicas são consideradas pela cultura. Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, qual seja, o corpo, mas a utilização deste depende de um aprendizado que consiste de cópia de padrões que parte da herança cultural do grupo. Considerando o fato de que o vê o mundo através de sua cultura, há uma propensão de considerar seus modo de vida como sendo o mais correto e o mais natural.

Essa projeção é chamada de etnocentrismo e a responsável em seus casos extremos pela ocorrência de números conflitos sociais. A projeção disto para o plano extra grupal resulta nas manifestações nacionalistas ou firmas mais extremas de xenofobia. Esse comportamento etnocêntricos resulta também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes.

Então nota-se que podemos perceber que a compreensão exata do termo cultura significa a compreensão da própria natureza humana. Os seres humanos são dotados de uma herança cultural que os influenciam de tal forma que podem ser identificados por uma série de características, como o modo de agir, vestir, caminhar, entre outras. O aprendizado cultural que consiste na copia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo influencia até nas ações fisiológicas de seres de diferentes “tribos”, Podemos dizer que o etnocentrismo, ou seja, a crença de um povo se achar superior aos demais é o responsável em seus casos estremos pela ocorrência de num crosos conflitos sociais. E ainda podemos perceber como a cultura pode condicionar outros aspectos biológicos do sistema e até mesmo decidir sobre a ida e a morte de membros do sistema, dessa forma chegamos à conclusão de que realmente “a cultura é a lente através do qual o homem enxerga o mundo”.

2) Ideias sobre a origem cultura:

A cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B Taylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento”, as crianças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Em Roma, na língua latina seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com